26 de abr. de 2010

Greve dos trabalhadores em educação continua por mais um dia!

Trabalhadores em educação de Dourados decidiram hoje em Assembléia pela continuidade da greve que já dura nove dias desde o comunicado oficial à prefeitura.
A Assembléia ocorreu na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação - Simted de Dourados e os educadores rejeitaram a proposta da prefeitura tendo ainda decidido por protestos na Câmara Municipal, inclusive com o enterro da educação, ato simbólico que representa esse momento onde a educação colocada em segundo plano pelos governantes “morreu” por falta de estrutura, salários justos, e falta de investimentos.
Amanhã cedo haverá novos protestos com a concentração do pessoal na sede do Simted a partir das 7h.
A proposta do Simted
Como a prefeitura pediu mais compreensão os trabalhadores em educação diluíram os valores que queriam como reajusta da seguinte maneira:
• 2010 – 12% de incentivo ao profissional da educação + 6% de reposição (linear, ou seja, para todos os Servidores Municipais da educação)
• 2011 - 14% de incentivo ao profissional da educação + inflação anual;
• 2012 - 14% de incentivo ao profissional da educação + inflação anual;
Além da questão salarial, os educadores, servidores administrativos e professores da escola querem um aumento de investimentos na infra-estrutura escolar, melhorando as salas de aula, condições de trabalho, atendimento à comunidade escolar e fazendo de fato a educação melhorar na cidade.

Estão prontos os certificados ministrados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTEM, Ano 2009,

Comunicamos a todos os educadores vinculados a Secretaria Municipal de Educação que concluíram cursos ministrados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTEM, Ano de 2009, que os certificados já estão prontos.

Os certificados disponíveis são os seguintes:

· III Formação Continuada para a Utilização das Tecnologias na Educação (40h).

Período: 23-03-2009 a 07-04-2009.

· Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) – 1ª Oferta.

Período: 25-03-2009 a 24-09-2009.

· Recursos da Internet Utilizados em Ambiente Escolar - Blog e WebQuest (70h).

Período: 01-06-2009 a 26-08-2009.

· Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) - 2ª Oferta.

Período: 18-08-2009 a 10-12-2009.

· Uso dos Recursos Tecnológicos na Prática Pedagógica (50h).

Período: 14-09-2009 a 06-11-2009.

Os certificados poderão ser retirados, pessoalmente, no NTEM, sito à Rua Onofre Pereira de Matos, nº 1.975, centro, no horário das 7 h às 11h e das 13h às 21h.

Maiores informações em anexo e pelo Fone/Fax: (67) 3411-7133 / 7115 / 7127.

Atenciosamente,

Iran Pereira Lins

Gerente do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal



Formação continuada para socioeducadores de MS começa hoje

Formação continuada para socioeducadores de MS começa hoje!



Campo Grande (MS) – Entre os dias 26 e 30 de abril, um total de 60 socioeducadores das nove Unidades de Educação de Internação (Uneis) em funcionamento e da Superintendência de Assistência Sócioeducativa (SAS) participam de um curso de formação continuada. A aula inaugural será realizada no dia 26, a partir das 15h30, no Hotel Internacional, localizado na rua Alan Kardec, 223, região central. O curso será ministrado pela Escola de Conselhos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O objetivo é proporcionar formação continuada aos operadores do atendimento socioeducativo de Mato Grosso do Sul para propiciar o aperfeiçoamento de praticas sociais em medidas socioeducativas. Além disso, o curso prevê a formação dos profissionais em termos das orientações pedagógicas previstas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), com ênfase no projeto político pedagógico (PIA).

Outro objetivo do projeto é proporcionar um estudo teórico sobre os fundamentos que enfocam o desenvolvimento de crianças e adolescentes, a convivência familiar, chamando a atenção para a relação indivíduo, cultura e sociedade. O curso também pretende fomentar a criação de um núcleo de formação de socioeducadores vinculado à UFMS.

A UFMS, por meio do programa de Escola de Conselhos, realiza desde janeiro de 2008 um curso de formação continuada para profissionais que atuam nas Uneis e de semiliberdade em Mato Grosso do Sul. O curso é financiado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e faz parte de uma sistemática nacional de formação, desenvolvida em vários Estados.

Programação

De acordo com a programação do curso de formação, diversas atividades estão marcadas para hoje (26) com aula sobre Direitos Humanos e Sócioeducação e o filme "Escritores da Liberdade". Na terça-feira (27), o curso inicia a partir das 8 horas, com a discussão sobre Políticas Públicas e Medidas Sócioeducativas. Serão discutidos ainda assuntos como o Sistema de Garantia de Direitos/Redes; Formação de Socioeducadores; Orientação, vínculo, autoridade e disciplina na prática socioeducativa.

Na quarta-feira (28), as atividades começam a partir das 8 horas com a discussão sobre a Infância e da adolescência na realidade brasileira e segue com os seguintes temas: Adolescência, sociedade e violência e a proteção infanto-juvenil e as medidas socioeducativas na perspectiva dos direitos humanos.

Quinta-feira (29) serão abordados os assuntos sobre família: matriz da identidade, Mediação de Conflitos, Gestão das Medidas Socioeducativas e Municipalização das Medidas Socioeducativas. No último dia de curso, às 8 horas, acontece a aula sobre Construção, monitoramento e avaliação do Projeto Político Pedagógico; Planejamento das futuras ações da equipe de referência (coordenadores do projeto) e segue com o filme "O contador de histórias".


Bianca Caruso

CURSO “TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC” -4ª edição/2010

7 de abr. de 2010

O Núcleo de Tecnologia Educacional de Dourados - NTE estará oferecendo Curso “Tecnologias na Educação: aprendendo e ensinando com as TIC” com carga horária de 100 horas, distribuídas da seguinte forma: 36 horas presenciais e 64 horas à distância (através do ambiente e-proinfo). O referido curso com início em abril de 2010 será destinado à formação continuada dos profissionais em educação quanto à utilização e interação de recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC junto às práticas pedagógicas, através de conteúdos e recursos educacionais multimídias e digitais, disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/) e da TV/DVD Escola.
Para participar do curso Tecnologias na Educação é necessário impreterivelmente que o professor preencha corretamente a ficha de inscrição em anexo, tenha conhecimentos básicos em informática educativa e compromisso para participar e desenvolver todas as atividades presenciais e a distância, pertinentes aos módulos estudados durante o curso.
Considerando que nesta edição do curso há formadores nos municípios de Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Maracajú, segue em anexo o cronograma com a programação do curso e municípios onde estarão acontecendo os encontros presenciais.


Vejam nos links abaixo informações pertinentes ao Curso TIC -2010 - 4ª edição !!!

http://docs.google.com/View?id=df385gx4_590gs622gf4
http://docs.google.com/View?id=df385gx4_593hgxkfxcg
http://docs.google.com/View?id=df385gx4_595ddzm9tk3

Cursos de graduação da Plataforma Freire iniciam em abril

Os cursos especiais de graduação, oferecidos pela UEMS para o Plano Nacional de Formação de Professores, por meio da Plataforma Freire, terão início no próximo dia 9 de abril. As aulas serão realizadas todas as sextas e sábados nos períodos vespertino e noturno, a partir das 13h. Em Dourados, acontecem nos Blocos D e E, os cursos de Física e Química, e na Unidade de Jardim o de Educação Física. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail parfor@uems.br. A coordenação institucional do PARFOR na UEMS comunica que as aulas em questão referem-se somente aos cursos de graduação. Os cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento ainda não possuem previsão de início.

FONTE: http://ntedouradosms.blogspot.com/2010/04/cursos-de-graduacao-da-plataforma_06.html