31 de mar. de 2011

Forme a sua equipe de trabalho e participe!



São Paulo, 28 de março de 2011

Olá,

Você sabia que já estão abertas as inscrições para o Prêmio Internacional EducaRede, promovido pela Fundação Telefônica? O prazo final para a inscrição é o dia 2 de maio.

Este ano, pela primeira vez, é possível participar com trabalhos criados com qualquer tipo de ferramenta pedagógica ligada às TIC, como blogs, wikis, webquest, trabalhos com Google docs, speaking images, canais de podcast ou de YouTube, usos didáticos das redes sociais etc.

Para participar do concurso os alunos devem formar equipes e, com a ajuda de um professor, realizar trabalhos relacionados com as matérias do currículo escolar de seu país.

As diferentes categorias de participação estão divididas conforme a idade dos alunos, começando a partir dos três anos.

Os prêmios serão equipamentos tecnológicos de uso educativo.

Informações sobre o Prêmio Internacional Educarede, os prazos de entrega de trabalhos e as bases para inscrição podem ser consultados aqui: www.educared.org/premiointernacional.

Estamos esperando por vocês! Qualquer dúvida entre em contato:

E-mail: premiointernacional@educared.org
Skype: certamen.educared
MSN: premiointernacional

Abracos,
Equipe EducaRede


PS: Você também pode nos acompanhar pelas redes sociais:

Twitter: http://twitter.com/#!/Premio_Educared.
Facebook: http://www.facebook.com/PremioEducared.
Youtube: http://www.youtube.com/PremioEducared.

FOTOS DA DEFESA DE MESTRADO DA PROFESSORA MULTIPLICADORA DO NTE/DOURADOS , RUTE SOARES DE CASTRO SILVA,

30 de mar. de 2011

Tema da defesa : A produção do sentido em textos de acadêmicos cegos.
Parabéns Mestra!









CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FO
TOS !


Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito está com as inscrições abertas



29/03/2011 | Fabio Adriano Baptista













Emilia Sbrocco Dorsa

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, promove o 2º Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN), nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil.

A ação, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação, visa sensibilizar as crianças e adolescentes da necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, auxiliando na formação de futuros motoristas conscientes e comprometidos com a segurança no trânsito.

Para participar, a escola tem que fazer a pré-inscrição até 15 de abril. É preciso mandar um texto teatral inédito com o tema “Educação para o Trânsito”, com informações sobre o espetáculo, ficha técnica e nome dos estudantes participantes do grupo teatral.

A ficha de inscrição pode ser entregue via e-mail cret.ms@dprf.gov.br, pelo correio ou pessoalmente na sede da 3ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal, Rua Antônio Maria Coelho, 3033 – Jardim dos Estados, Campo Grande – MS, CEP 79020-908.

Os espetáculos inscritos pelas escolas passarão por uma seleção com processo de análise efetuado por uma banca examinadora. A banca será responsável pela indicação de cinco finalistas em cada categoria.

A divulgação dos melhores espetáculos e a entrega da premiação para as escolas serão feitos durante a cerimônia de encerramento do Festival, em 19 de agosto de 2011. Entre os prêmios, notebooks, televisores, projetores multimídia, kit esportivo e bicicleta.

Acesse aqui:

Confira o cronograma do 2º FETRAN:

Até 15/4 – Entrega da pré-inscrição;

20/4 – Workshop;

De 6/6 a 27/6 – Inscrição (entrega dos vídeos);

De 4/7 a 8/7 – Reunião da banca examinadora;

26/7 – Definição e provável divulgação dos finalistas;

29/7 – Reunião com as escolas para sorteio dos ensaios e apresentação final;

1/8 a 12/8 – Ensaios;

12/8 – Prazo final para alterações da ficha técnica;

15, 17 e 18/8 – Apresentações da etapa final;

19/8 – Cerimônia de encerramento.

29 de mar. de 2011

Dia 02 de abril é o dia Mundial Mundial de Conscientização sobre o Altismo. O mundo ficará azul nesse dia. Veja abaixo as ações que serão realizadas no Brasil!

Alegria imensa em ver todo esse Movimento no Brasil!...

Dia Mundial de Conscientização do Autismo
AC - RIO BRANCO

* Estará iluminado de azul o Palácio Rio Branco, dias 1 e 2/abril - Organização: mães de autistas
* Doação de camisetas com o tema do Dia Mundial do Autismo, dia 2/abril - Organização: mães de autistas

AM - MANAUS

* Semana de conscientização, de 28/março a 2/abril,
* O Teatro Amazonas e toda a área do Largo São Sebastião estarão iluminados de azul durante toda a semana de 2/abril, com distribuição de 20 mil panfletos na cidade toda, incluindo, escolas públicas e particulares, PACs, universidades, distrito industrial, shopping centers e praças
* Missa de encerramento da semana, dia 2/abril, às 7h00, na Igreja de São Sebastião, com distribuicao de mais panfletos
* Dia 26/março, às 14h00, acontecerá o 2º Dia de Recreação para Crianças e Adolescentes com Autismo, no Centro de Convivência da Família da Cidade Nova - Organização: Grupo MUPA

Marco Zero, Macapá, AmapáAP - MACAPÁ

* Manifestação e distribuição de panfletos, com carro de som, na praça do Marco Zero, que estará iluminada de azul, dia 1/abril, a partir de 17h00 - Organização: AMA-AP e Instituto Integra

BA - BARREIRAS

* Panfletagem em semáforos, carro de som e faixas na cidade em prol da conscientização do autismo, dia 2/abril

CE - FORTALEZA

* Aula sobre autismo e coquetel pelo Dia Mundial do Autismo, 1/abril, às 18h30, no Auditório da Clínica Harmonia Materno - Infantil
* Ato público na Praia de Iracema, concentração na Estátua de Iracema, dia 1/abril, 15h00 - Organização: ABRAÇA
* Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará sobre autismo, dia 4/abril, 14h00 - Organização: ABRAÇA
* Roda de Conversa na Casa da Esperança: Autismo e Inclusão Escolar (Rua Francílio Dourado, 11 - Bairro Edson Queiroz, Fortaleza-Ce - CEP 60813-660), 5/abril, 9h00 - Organização: ABRAÇA

Torre de TV, em Brasília (DF)DF - BRASÍLIA

* Prédio do Senado Federal estará iluminado de azul no dia 2/abril, às 7h00 - Organização: Adefa (RJ) e senador Paulo Paim (RS)
* Também estará iluminada de azul na semana de 2/abril a Torre de TV - Organização: Autismo & Realidade

ES - VITÓRIA

* Mobilização na Praça Moscoso, no dia 2/abril, às 9h00 (veja convite), por melhorias no atendimento a autistas e em comemoração ao Dia Mundial - Organização: AMAES

MG - BETIM

* Todos da Creche Comunitária Paraíso Infantil vestirão azul no dia 1/abril e entregarão mensagens de conscientização aos pais

MG - GOVERNADOR VALADARES

* Palestras com profissionais, na sede do Senac , dia 02/04, para toda a sociedade. Organização: Autismo GV - Apoio: Senac.

MG - POUSO ALEGRE

* Palestra aberta ao publico e aos pais da instituição (70 casos de autismo) sobre o assunto, dia 2/abril, às 9h00 - Organização: APAE Pouso Alegre

MS - DOURADOS

* Blitz de conscientização junto com Policia Militar e Guarda Municipal, dia 2/abril, com panfletos, outdoors e faixas pela cidade - Organização: AAGD Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

PA - BELÉM

* Ciclo de Palestras sobre Autismo na Assembléia Legislativa, de 31/março a 2/abril - Organização: Casa da Esperança (PA)
* Caminhada pública em prol do autismo, na Praça da República, dia 3/abril, concentração às 9h00 - Organização: Casa da Esperança (PA)

Ponte Estaiada João Isidoro França, em Teresina (PI)PI - TERESINA

* Ponte Estaiada João Isidoro França e o Palácio de Karnak (sede do Governo Estadual) estarão iluminados de azul na semana de 2/abril, quando haverá uma solenidade no Mirante da Ponte com a presença de várias autoridades - Organização: AMA-PI e Associação Casulo (PI).

PR - CURITIBA

* Caminhada em prol do autismo no Parque Barigui e barraca no Centro (Rua XV) pela conscientização no dia 2/abril - Organização: UPPA (PR) e Centro Conviver (PR)

RJ - RIO DE JANEIRO
Cristo Redentor (Rio) está iluminado de azul para o Dia Mundial do Autismo

* Cristo Redentor estará iluminado de azul nos dias 1 e 2/abril, iniciando com celebração simbólica às 18h30 do dia 1, presidida pelo bispo dom Augusto. O Cristo será iluminado ao som de Ave Maria, cantada por Saulo Laucas (veja vídeo), tenor cego e autista - Organização: Adefa (RJ) e Autismo & Realidade
* IGREJA DA PENHA estará iluminado de azul no dia 2/abril - Organização: CORA (RJ)
* GREIP DA PENHA (Grêmio Recreativo Esportivo dos Industriários da Penha) estará iluminado de azul no dia 1 e 2/abril. Sábado com evento das 9h às 14h: cinepipoca com o filme "Temple Grandin", atividades físicas e pedagógicas para as crianças, além de palestras e debates - Organização: CORA (RJ)
* CORA RJ - A sede do CORA (Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista) estará iluminada no seu interior e com uma grande faixa azul a partir do dia 2/abril- Organização: CORA (RJ)
* DROGARIA REAL DE HIGIENÓPOLIS estará iluminado de azul no dia 2/abril e com folders informativos - Organização: CORA (RJ)
* CARREATA FROTA LGM com bandeiras da cor azul no dia 2/abril - Organização: CORA (RJ)
* Grupo de Estudos em Autismo na UERJ, dias 7, 14 e 28/abril além da distribuição de 10 mil folders nos dias 31/março e 1/abril na univesidade - Organização: CEPP e UERJ
* Colégio Baronesa (Taquara, Jacarepaguá) será iluminado de azul, dais 1 e 2/abril, e receberá o Orkontro (encontro nascido no Orkut) de Mães de crianças com Autismo, dia 2/abril - Organização: Comunidade Grupo Autismo Inclusão e Superação - RJ (Orkut)

RJ - NOVA IGUAÇU

* A Prefeitura estará iluminada de azul, nos dias 1 e 2/abril, e haverá distribuição de panfletos - Organização: Grupo Bate Papo dos Amigos de Autistas e Cons. Mun. Dir. Pess. com Deficiência
* Ciclo de Palestras no Centro Cultural Sylvio Monteiro, dia 2/abril - Organização: Grupo Bate Papo dos Amigos de Autistas e Cons. Mun. Dir. Pess. com Deficiência

RJ - VOLTA REDONDA

* O Chafariz da Praça Brasil e outros inúmeros prédios da cidade estarão iluminados de azul no dia 2/abril - Organização: Apadem (RJ)
* Será realizada a 2a.Semana de Conscientização do Autismo (veja programação), com palestras, aulas, passeatas e audiência pública na Câmara Municipal, de 2 a 9/abril - Organização e realização: Apadem (RJ)

RO - JI-PARANÁ



* A cascata da Câmara Municipal estará iluminada de azul - Organização: Atendimento Educacional Especializado (JP)
* Na Praça Central, dia 1/abril, às 9h00 um ato público será realizado em prol do autismo, quando soltarão balões azuis, na presença de pais, crianças e autoridades locais - Organização: Atendimento Educacional Especializado (JP)
* Cinco escolas municipais e duas estaduais usarão roupas azuis e farão momentos de conscientização entre os alunos e pais, dia 01/04 - Organização: Atendimento Educacional Especializado (JP)


Usina do Gasômetro, Porto Alegre (RS)

RS - PORTO ALEGRE

* A Chaminé da Usina do Gasômetro estará iluminada de azul nos dias 2 e 3/abril
* Caminhada e distribuição de panfletos, no Brique da Redenção, dia 3/abril - Organização: Movimento Autismo & Vida (RS)

RS - DOM PEDRITO

* O monumento da Caixa d'Água será iluminado de azul, de 1 a 3/abril
* Tarde de integração, dia 1/abril, no calçadão anexo à Pç. Gen. Ozório: parque inflável, pintura no rosto, atividade física e distribuição de balões azuis

RS - MONTENEGRO

* A Praça Central terá sua iluminação amarela substituída por azul na semana de 2/abril
* A Rede Municipal de Ensino terá uma palestra sobre autismo, em 30/março, com o pai Airto Madalozzo, que também participará de um programa da TV Cultura do Vale do Caí, que atende àquela região, sobre autismo e o Dia Mundial, no dia 29/março.
* Em sessão da Câmara Municipal, dia 31/março, todos os vereadores vestirão azul e um dos legisladores falará sobre autismo e lerá texto da Revista Autismo


SC - FLORIANÓPOLIS

* Caminhada com panfletagem na Av. Beira Mar Norte, dia 2/abril, às 9h00, saindo do Trapiche - Organização: AMA (SC) e Gaia (SC)

SP - SÃO PAULO

* ponte-estaiada-spPonte Estaiada, Monumento às Bandeiras e Viaduto do Chá estarão iluminados de azul de 31/março a 7/abril - Organização: Autismo & Realidade
* Caminhada em prol do Autismo no domingo 3/abril, às 8h00, partindo da Ponte Estaiada - Organização: Autismo & Realidade
* Acontece o 2o. Seminário Paulista do Transtorno do Espectro Autista (veja programação), no dia 26/março, das 8h às 15h, na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda), com o lançamento da Cartilha dos Direitos do Autista - Organização e realização: Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Movimento Pró-Autista - Apoio: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
* DIA A - evento no Parque da Vila Guilherme (Parque do Trote), dia 2/abril, das 8h30 às 12h30, com Equoterapia (Regimento 9 de Julho da Policia Militar), plantio de mudas, caminhada pela Trilha dos Sentidos, palestra com Carolina Ramos (AMA-SP)e odontologia para autistas (Adriana Zink) - Organização: Institulo Lumi e Revista Autismo

SP - ATIBAIA

* Estarão iluminados de azul: o Hospital Novo Atibaia (HNA), a clínica AMHA Odonto, o hospital Albert Sabin, o Hotel Bourbon, o Fórum da Comarca, a Câmara Municipal e o Fórum da Cidadania, todos nos dias 1 e 2/abril - Organização: Hospital HNA

SP - GUARULHOS

* Caminhada em prol do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dia 2/abril, saída a partir das 14h, da Praça Pres. Getúlio Vargas (Centro) e chegada no Bosque Maia - Organização: CIAAG

SP - ITANHAÉM

* Distribuição de panfletos e balões azuis na escola E.M. Profª Maria Cristina Macedo Gomes, dia 1/abril
* Comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, dia 2/abril, às 16h00, com camisetas, banners e balões azuis na Praça Narciso de Andrade, em frente à Igreja Matriz de Sant’anna no centro histórico

SP - OSASCO

* Afixação de 50 banners pela cidade e distribuição de folders e cartazes

SP - SANTA BÁRBARA D'OESTE

* Estará iluminada de azul a Fundação Romi, nos dias 1 e 2/abril - Organização: AMAI-SBO
* Criação da AMAI-SBO - Associação de Monitoramento dos Autistas Incluidos em Santa Barbara d'Oeste, com registro oficial em 2/abril

SP - SOROCABA

* Caminhada pela conscientização em relaçã ao autismo, 17/abril (está correto, é 17/abril mesmo), às 8h30, na pista de caminhada do Parque Campolim - Organização: AMAS

SP - VÁRZEA PAULISTA

* Encontro com os pais e comunidade, com palestra de Marie Schenk, dia 1/abril, na APAE, depois os pais vivenciarão as atividades dos filhos. Durante a semana de 28/março a 1/abril todos os funcionários estarã com acessório azul e no últim dia, vestirão azul - Organização: APAE Várzea Pta.

WWW - NA INTERNET

* Este site (RevistaAutismo.com.br) estará azul na semana de 2/abril - Design: site FalandoDeAutismo.com.br
* Concurso de fotos para o Dia Mundial do Autismo no site Criative-se (CriativesSe.blogspot.com), envio até 25/março e divulgação dos vencedores em 1/abril
* No Twitter: dias 1 e 2/abril, fazer uma "enxurrada" de tuítes com a hashtag #diaMUNDIALdoAUTISMO e também #worldautismawarenessday - Organização: twitter @RevistaAutismo
* No Facebook e Orkut, dias 1 e 2/abril é dia de postar mensagem sobre o Dia Mundial do Autismo, com link para esta página: http://RevistaAutismo.com.br/DiaMundial - Organização: Facebook.com/RevistaAutismo



Fora do Brasil:
AUSTRALIA


Date of Event: April 2, 2011
Name: Cairns Autism Awareness Day
Location: Pirate Park, Cairns Esplanade
Description: In celebration of World Autism Awareness Day, Autism Queensland will host the Cairns Autism Awareness Day on Saturday April 2, 2011. An Expo of services will be available for families living with Autism Spectrum Disorders in the Cairns region. This community event, now in its second year, will involve all service providers in the area, and attending families will have access to their information and services.
Website: www.autismqld.com.au
Email: cairns@autismqld.com.au
Click here to view a flyer for this event.


Date of Event: April 2nd, 2011
Name: World Autism Awareness Day
Location: St Kilda, Melbourne, Australia
Description: To celebrate the individuality of people on the autism spectrum, Autism Victoria will hold an Autism Awareness March through the streets of St Kilda. Every person will be given a coloured balloon to march with, and at the end of the walk we will release the balloons into the sky. After the balloon release we invite you and your families and friends to stay on to join us for a barbecue, and don't forget your buckets and spades so you can participate in building sand castles and sculptures along the beach. All are invited to this free event to help raise awareness and celebrate the uniqueness of Autism Spectrum Disorders.
Email: lia.castorina@autismvictoria.org.au
Phone: Lia Castorina on (03) 9657 1518
Website: http://www.autismvictoria.org.au/fundraising/world_autism_awareness_day.php
To view a PDF flyer for this event, click here


Date of Event: April 2, 2011
Name: 2011 World Autism Day Sundowner
Location: Kaarta Gar-up Lookout, Kings Park, Western Australia
Description: In commemoration of World Autism Awareness Day, on Saturday April 2 the Autism Association of Western Australia will be hosting a BYO Sundowner Picnic for parents, care-givers and people with Autism to attend, to celebrate and enjoy World Autism Awareness Day at the Kaarta Gar-up Lookout in Kings Park, Western Australia. Clayton Bolger http://www.claytonbolger.com.au/, a parent, will play a live solo show for this event and at 7:00pm we will watch the Perth Bell Tower Light It Up Blue (www.lightitupblue.org) for Autism.
Email: autismwa@autism.org.au
Phone: (08) 9489 8900
Website: http://www.autism.org.au/news/view/Autism-Awareness-Month-.html
Click here to view a flyer for this event.



BRAZIL
Date of Event: April 1 & 2, 2011
Name: Cristo Redentor (Christ the Redeemer) will Light It Up Blue
Location: Rio de Janeiro, Brazil
Description: On April 1 and 2, join the Brazilian autism community to watch the Christ the Redeemer statue overlooking Rio de Janeiro, Brazil, turn its lights blue in celebration of World Autism Awareness Day and Autism Speaks’ global Light It Up Blue campaign. Starting with the symbolic celebration on April 1, chaired by Bishop Augusto, the statue will be lit to the sound of 'Ave Maria' sung by Saulo Lucas, a young man who is blind and has autism. Autism Speaks would like to especially thank Isabela Fortes, Autismo & Realidade and Adefa for making this lighting possible!
Website: www.autismoerealidade.org/ to learn more about Autismo & Realidade; http://www.adefa.com.br/portal/ for information about Adefa.


Date of Event: April 1 & 2, 2011
Name: Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada Bridge), Vale de Anhangabau Square and Monumento as Bandeiras will Light It Up Blue
Location: São Paulo, Brazil
Description: On April 1 and 2, the Estaiada Bridge, Vale do Anhangabaú Square and the Monumento às Bandeiras in São Paulo, Brazil will turn their lights blue in celebration of World Autism Awareness Day and Autism Speaks’ global Light It Up Blue campaign.
Website: www.autismoerealidade.org/

22 de mar. de 2011

Professores terão bolsas para cursos de mestrado profissional a distância.


Segunda-feira, 21 de março de 2011 - 14:55
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira, 21, a concessão de bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto, onde a presidente da República, Dilma Rousseff, condecorou 11 educadoras com a medalha da Ordem Nacional do Mérito.

Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. A medida, que será formalizada por meio de portaria do Ministério da Educação, a ser publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 22, faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica, definida pelo MEC como “área excepcionalmente priorizada”.

Segundo o ministro, a intenção é que as universidades reajam à provocação feita pelo MEC e ofereçam mais cursos. “Queremos garantir o prosseguimento do estudo do professor, agora com mais que uma especialização – com um mestrado”, explicou o ministro. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários.

A cada mês de março, o benefício será liberado e terá vigência máxima de 24 meses. Existe, também, a possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que em cursos aprovados pela Capes e consideradas algumas situações de interesse específico do Estado.

O não cumprimento do compromisso de cinco anos de exercício em escola pública, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer seus critérios de seleção. “Nada impede, entretanto, que sejam reservadas vagas para professores que já estejam em exercício”, argumentou Haddad.

Pacote - Além das bolsas, outras iniciativas se destacam quando o assunto é a qualificação de professores da educação básica: a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a expansão das universidades e dos institutos federais. Estes últimos têm, inclusive, uma reserva de vagas para ser suprida em cursos de licenciatura em matemática, física, química e biologia. A preocupação em formar professores nessas áreas também é destacada na portaria que será publicada nesta terça.

Como principal meta de qualidade, o Brasil deve atingir a nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) até 2021. No ano de sua última aferição, em 2009, a média brasileira era de 4,6, numa escala que vai de zero a dez.

Ana Guimarães

FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16444

Encontro Presencial do Curso de Especialização Mídias na Educação: 26/03/2011 na UFMS- Campo Grande-MS‏

17 de mar. de 2011

Olá Prezados(as) Professores(as) Inscritos no Curso de Especialização Mídias na Educação;


O Núcleo de Tecnologia Edsucacional de Dourados-NTE, informa através do presente que o 1º Encontro Presencial do Curso de Especialização Mídias na Educação acontecerá em 26/03/2011, 08:00h no Auditório do Curso de Química da UFMS - Campo Grande-MS.

Obs: O referido auditório fica localizado logo após o Lago do Amor da UFMS.

Professores(as) das escolas jurisdicionadas ao NTE de Dourados, inscritos na Especialização Mídias na Educação. Confira seu nome na lista abaixo:

- Maria de Lourdes Ferreira de Macedo Lopes

- Vania Ferreira do Nascimento

- Etalivio Martins de Moraes

- Laura da Anunciação Salomão

- Paulo Cesar Gonçalves

- Mara Estela Morais Granja Diniz

- Neiles Carmo Alho Nunes

- Tania Cristina Gianello

- Regiane dos Santos

- Evandro da Silva Miranda

- Sandra Kochepka

- Rondinei Alcantara de Oliveira

- Elizete Maria Pivetta Camacho

- Gleice Jane Barbosa

- Rodrigo Dantas da Luz

- Katiane Carvalho da Matta

- Rosimar Camacho da Silva

- Ana Lucia Lemes Nunes Silva

- Jorge Miguel Bagolin

- Gilmar José da Silva

Desde já o NTE deseja sucesso a todos(as) Cursistas.OK!


Abraços!
Laércio e Lucimeire/NTE/Dourados-MS

16 de mar. de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FAED

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MESTRADO (PPGEDU)

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL GPPA

CONVITE

MESA REDONDA

ESTADO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL:

o desafio do Plano de Ações Articuladas (PAR)



Caixa de texto: Profa. Dra. Marília Fonseca – UnB Profa. Dra. Regina T. Cestari de Oliveira –PPGE – UCDB




Convite encaminhado pela Profª Msc Cíntia Santos Diallo
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
Curso Pedagogia
67 99718371



Data: 18 de março de 2011

Horário: 14:30h.

Local: Sala 10 (auditório B)/FAED/UFGD

15 de mar. de 2011

As inscrições para a seleção de professores substitutos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) se encerram hoje, dia 15. São ofertadas duas vagas, uma em Geografia e outra em Português/Inglês, sendo que ambas são destinadas ao campus Nova Andradina. Os interessados devem se inscrever no site do Instituto: www.ifms.edu.br. A taxa é de R$ 30.

O processo seletivo será realizado através da aplicação de uma prova escrita, que acontece no dia 20 de março, e da análise de currículo dos candidatos. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais – podendo ser distribuída em três turnos, incluindo sábados pela manhã – e a remuneração varia entre de R$ 2.434,33 e 3.982,74, dependo da titulação dos aprovados.

Fonte: http://www.douradosnews.com.br/leitura.php?id=5253

NTEM seleciona mais cinco profissionais para especialização

segunda-feira, 14 de março de 2011
Fonte: Assecom Foto:
O NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal), órgão da Secretaria Municipal de Educação, divulgou nesta segunda-feira o nome de mais cinco profissionais de educação contemplados para participar do Curso de Especialização Lato Sensu – Mídias na Educação – 2011.

Foram contemplados Ana Paula da Silva da Rosa Costa, Eunice Paes de Barros, Jussara de Paula Almeida Marques, Neliton de Almeida Simões e William de Oliveira Duarte. Outras informações podem ser obtidas no NTEM através dos telefones (67) 3411-7127 e 3411-7133.

Fonte: http://www.dourados.ms.gov.br/

EXPERIÊNCIA

Num processo de seleção da Volkswagen, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta:

-Você tem experiência?"

A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo por sua alma.

REDAÇÃO VENCEDORA:

Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela.

Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.

Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.

Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora. Já passei trote por telefone.

Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.

Já roubei beijo.

Já confundi sentimentos.

Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.

Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro, já me cortei fazendo a

barba apressado, já chorei ouvindo música no ônibus.

Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer.

Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas, já subi em árvore pra roubar fruta, já caí da escada de bunda.

Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.

Já corri pra não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.

Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já me joguei na piscina sem vontade de voltar, já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.

Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.

Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.

Já apostei em correr descalço na rua, já gritei de felicidade, já roubei rosas num enorme jardim.

Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um "para sempre" pela metade.

Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.

Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.

E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita:
"Qual sua experiência?"

Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência... Experiência...

Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência? Não!!!

Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta:

Experiência? Quem a tem, se a todo o momento tudo se renova?"

Fonte desconhecida

III Seminário sobre a obra de Norbert Elias recebe resumos para apresentação de trabalhos

O grupo de estudo “A obra de Norbert Elias”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da grande Dourados (UFGD), realizará em abril o III Seminário do Grupo "Processos Civilizadores": Civilidade, Fronteira e Diversidade.

O Seminário será de 27 a 29 de abril quando, por meio de atividades como mesas redondas, conferências, workshops e apresentações de trabalhos, envolverá os estudiosos, pesquisadores e interessados nas teorias de Norbert Elias em debates e reflexões sobre as contribuições dele nas diferentes áreas do conhecimento.

As informações e mecanismos para inscrição estão no blog http://gruponorbertelias.blogspot.com/ . A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para estudantes e de R$ 50,00 para professores.

Termina em 27 de março o prazo para envio de resumos para apresentação de trabalhos, sendo que o resultado será publicado em 10 de abril.

O evento será no cine-auditório da Unidade 1 da UFGD, localizada na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.


Mais informações
ufgdgrupoelias@bol.com.br

Dengue é tema de projeto em Escola Estadual de Naviraí
14/03/2011 | Fabio Adriano Baptista




A partir da necessidade de esclarecer a comunidade escolar sobre a dengue, a Escola Estadual Juracy Alves Cardoso, de Naviraí, está desenvolvendo um projeto sobre os cuidados necessários para evitar o crescimento dos focos do mosquito transmissor da doença.



Neste mês, a escola promoverá uma palestra sobre o tema e os alunos farão um trabalho de pesquisa, debates e acompanhamento dos noticiários. A partir de abril, entram em prática as ações como a produção de cartazes, painéis, redações, desenhos, ronda em busca de focos e distribuição de panfletos na comunidade entorno da escola.



Objetivos do Programa


- Identificar a dengue;

- Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento;

- Identificar as causas de ocorrência de epidemias;

- Reconhecer a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças;

- Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;

- Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegipty;

- Identificar as regiões de Mato Grosso do Sul e no Brasil mais afetadas pela dengue;

- Contabilizar casos da doença e óbitos ocorridos;

- Ler e construir gráficos e tabelas que representem números da dengue ocorridos na cidade, no estado e no país;

- Entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença;

- Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;

- Desenvolver a cidadania;

- Aplicar os conhecimentos adquiridos.

14 de mar. de 2011

Prouni divulga segunda chamada da 2ª etapa; consulte
Os candidatos a bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) já podem consultar a segunda chamada do processo seletivo. A relação foi divulgada neste domingo.

Consulta ao resultado da segunda chamada da segunda etapa do Prouni


Os convocados devem apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição entre os dias 14 e 17 de março. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária. Cada uma delas decide o horário em que vai recebê-la.

É facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Nesses casos, a instituição deve informar previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.

Lei do Caminhão de Lixo


Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa, quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.
O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!
O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós nervosamente. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigavel.
Indignado lhe perguntei: 'Por que você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!'
Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de "A Lei do Caminhão de Lixo."
Ele explicou que:
muitas pessoas são como caminhões de lixo
.
Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, traumas e de desapontamento.

À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e
às vezes descarregam sobre a gente.
Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu!

Apenas sorria, acene, deseje-lhes o bem, e vá em frente. Não pegue o
lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, EM CASA, ou nas ruas.
Fique tranquilo... respire E DEIXE O LIXEIRO PASSAR.
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragarem o seu dia.
A vida é muito curta, não leve lixo.

Limpe os sentimentos
ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustações.
Ame as pessoas que te tratam bem.
E trate bem as que não o fazem.


A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como
você a recebe!

Autor desconhecido.

MÃE...

Mãe não entende se você não come tudo que está no prato.
Mãe não aceita desculpas do tipo "Se os outros podem, por que eu não posso?".

Mãe responde: "Os outros não são meus filhos".
*****
Mãe adora ouvir o barulho da fechadura quando o filho chega.
Mãe tem cheiro de banho, tem cheiro de bolo, tem cheiro de casa limpa.
*****
Mãe fica assustada quando vê o caso daquela modelo que morreu de anorexia:

"Eu já falei pra você comer tudo!"
Mãe fica assustada quando lê notícia de assalto.

Mãe fica assustada quando lê notícia de acidente.
Mãe fica assustada quando lê notícia de briga.
Mãe fica assustada quando lê notícia.
Mãe fica assustada.
*****
Mãe não está nem aí para o que os outros pensam.
Mãe foge com o filho para o Egito, montada num burrico.

Mãe tem sonho.
Mãe tem pressentimento.
Mãe tem sexto sentido e sétimo, oitavo, nono, décimo.
Mãe não faz sentido (para quem não é mãe).
*****
Mãe chora ao pé da cruz.
Mãe chora em rebelião.
Mãe chora se o filho é messias ou bandido..

Mãe acredita.
Mãe não pode ser testemunha no tribunal
.

Mãe é café com leite.
Café com leite, pão com manteiga, biscoito, bolacha de água e sal, banana cozida.
E ainda faz você levar um pedaço de bolo pra casa.
*****
Mãe só tem uma, mas é tudo igual.

Mãe espera o telefone tocar.
Mãe espera a campainha tocar.
Mãe espera o resultado do vestibular.
Mãe espera o carteiro.
Mãe moderna espera e-mail.
Mas espera.

Mãe sempre espera.
*****
Mãe reclama e reclama, mas ama. Ama incondicionalmente!

Assim, verbo intransitivo, como queria Mário de Andrade.
Porque, se é mãe, já se sabe o que ela ama.
A culpa é da mãe, dizem os freudianos superficiais.
Os verdadeiros freudianos sabem que, sem mãe, nada feito.
*****
Uma amiga costuma dizer: 'Pai é palhaço, mãe é de aço'.

A frase é interessante, porque o aço é uma liga de ferro e carbono.
Ferro é o símbolo da força; carbono é o elemento presente em todos os organismos vivos.
A mãe constitui a liga entre a fragilidade e a força do indivíduo.

Não há algo mais vulnerável e mais sólido que a maternidade.
Mãe é de aço.
*****
A esta altura, você deve estar perguntando:

'Mas por que esse cara está falando tanto de mãe?'
A verdade é que eu não sei.
Talvez seja porque a palavra mãe não tenha equivalente.
Já notaram? Mãe só rima com mãe.

AUTOR DESCONHECIDO

PARABÉNS MULHER PELO SEU DIA !

9 de mar. de 2011

4 de mar. de 2011