ATIVIDADES SOBRE O FOLCLORE COM OS ALUNOS DO PAE DA PROFESSORA THÂNIA "E.M. ARTHUR CAMPOS MELLO" DOURADOS MS

30 de set. de 2011


27 de set. de 2011

Edital para trabalhar no vestibular‏ UFGD


Prezado (a),
Informamos que está aberto o período de credenciamento para fiscais externos que desejam apoiar as atividades logísticas de aplicação das provas do Processo Seletivo Vestibular da UFGD 2012(PSV-2012/UFGD).
As provas serão realizadas no dia 18 de dezembro simultaneamente nas cidades de: Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Lembramos que as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.ufgd.edu.br/vestibular/fiscais/, até às 18h do dia 14 de outubro.
Demais informações podem ser obtidas no Edital de Credenciamento disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.ufgd.edu.br/vestibular/fiscais/editais/Edital_Credenciamento_Externo.pdf.
Atenciosamente,
Coordenadoria do Centro de Seleção
Seção de Logística.

20 de set. de 2011

Natureza e sociedade na pré-escola.

Neste roteiro, caminhos para ajudar as crianças de 4 e 5 anos a compreender os fenômenos naturais, os costumes de diferentes culturas e as normas da vida em sociedade.
OBJETIVO NA PRÉ-ESCOLA Explorar diferentes aspectos da natureza e da cultura e respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural.

SAIBA MAIS

CONVITE

15 de set. de 2011


Palestra Psicologia no Trânsito‏


Dia 19/09/2011
Palestra  sobre Psicologia do Trânsito com Drº  José Leles
Local: Teatro Municipal de Dourados (Parque dos Ypês)
Público alvo: profissionais da educação, acadêmicos dos cursos de Psicologia, Letras, Pedagogia, etc
Horário: 19h00min
OBS: Cada  participante terá  direito a uma camiseta e um certificado.


Dia 20/09/2011
Encontro Pedagógico
Público alvo: acadêmicos e profissionais da área de Pedagogia e Educação Física
Local: Auditório do DETRAN
Horário: 08h00min às 11h00min
OBS: Cada  participante terá  direito a uma camiseta e um certificado.


Mariolinda Ferraz
Orientadora Pedagógica
Secretaria Municipal de Educação - 3411-7656

MEC estuda ampliar número de dias letivos, diz ministro


O MEC (Ministério da Educação) quer aumentar o número de dias letivos do calendário escolar, passando de 200 para 220 dias. A ideia é ampliar gradualmente o tempo das crianças e adolescentes na escola, atingindo o patamar de 220 dias em quatro anos.

O plano do MEC foi tornado público nesta terça-feira pelo ministro Fernando Haddad (Educação), que fez uma palestra na abertura do congresso internacional "Educação: uma Agenda Urgente", promovido pelo Movimento Todos pela Educação.

"Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", disse Haddad, após sair do evento.

De acordo com o ministro, o MEC já fez reuniões com o Consed (Conselho Nacional de Educação) e com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Haddad disse que o plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto de lei sobre assunto ao Congresso Nacional.

A ideia de ampliar o tempo de crianças e jovens na escola surgiu a partir de pesquisas. "Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", afirmou o ministro.

Segundo Haddad, mais recursos para a empreitada deverão vir após a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), que está na Câmara dos Deputados. O PNE define que sejam destinados 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Atualmente, o governo aplica pouco mais de 5% para a área.


Fonte:  Folha Online 

9 de set. de 2011

UFGD publica 13 editais para ingresso em Mestrados e Doutorados

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), através da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPP, publicou no decorrer desta semana treze editais para ingresso nos cursos de Mestrados e Doutorados da instituição.  São programas em:   Agronomia, Ciências da Saúde, Biologia Geral, Geografia, Letras, Entomologia e Conservação da Biodiversidade, História, Antropologia, Educação, Agronegócios, Química, Ciência e Tecnologia Ambiental e Zootecnia.

Os editais estão publicados no site http://www.ufgd.edu.br/propp/editais e neles constam todos os procedimentos para ingresso nos programas de pós-graduação da Universidade, como inscrição, documentação exigida, procedimentos para seleção, número de vagas oferecidas, matrículas, início do curso, corpo docente de cada curso, bibliografia básica para a prova de seleção e outras informações.
Mais informações na PROPP pelo e-mail: propp@ufgd.edu.br ou pelos telefones:
- Mestrado e Doutorado em Agronomia: (67) 3410-2357
- Mestrado em Ciências da Saúde: (67) 3410-2327 e 3410-2320
- Mestrado em Biologia Geral: (67) 3410-2198
- Mestrado em Geografia: (67) 3410-2270
- Mestrado em Letras: (67) 3410-2013
- Mestrado e Doutorado em Entomologia e Conservação da Biodiversidade: (67) 3410 – 2198
- Mestrado e Doutorado em História: (67) 3410-2270
- Mestrado em Antropologia: (67) 3410-2270
- Mestrado em Educação: (67) 3410-2120
- Mestrado em Agronegócios: (67) 3410-2063
- Mestrado em Química: (67) 3410-2100
- Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental: (67) 3410-2073
- Mestrado em Zootecnia: (67) 3410-2358

SAIBA MAIS

6 de set. de 2011



 

Olá Professores !!!!

Curso de extensão realizado pela UNICAMP, em parceria com o Capes  sobre  a “Utilização de objetos de aprendizagem em sala de aula mediatizado pelas tecnologias digitais”, para professores do 1º ao 9º anos e estiver em sala de aula, Abaixo segue o release do curso. Para outras informações acesse o link http://lantec.fae.unicamp.br/ed88.
O Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (Lantec) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre, de 15 de agosto a 9 de setembro de 2011, pela internet, as inscrições para o curso de extensão: “Utilização de objetos de aprendizagem em sala de aula mediatizado pelas tecnologias digitais”.
O curso é direcionado a professores da 1ª a 9ª série do ensino fundamental e tem como justificativa a carência na divulgação de conhecimentos com relação à utilização de recursos digitais, denominada objetos de aprendizagem aplicados na educação. O objetivo é apresentar e discutir o uso desses objetos de aprendizagem, mediatizado pelas tecnologias digitais interativas, a serem adotados em práticas pedagógicas em sala de aula do ensino fundamental.
Com duração de 66 horas, o curso será gratuito e oferecido na modalidade a distância. A carga horária é dividida em 36 horas de atividades didático-pedagógicas, em ambiente educacional na internet, e 30 horas correspondentes ao trabalho pedagógico em sala de aula, que será o desenvolvimento de um projeto didático-pedagógico elaborado pelo professor na utilização dos conceitos adquiridos no programa de capacitação e sua aplicação em sala de aula.
Os participantes vão receber, no final do curso, certificado de participação. Este curso de extensão está inserido em um projeto do Lantec aprovado pelo Programa Observatório da Educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Mais informações sobre o programa, calendário e critérios de seleção estão disponíveis na internet, no endereço: http://lantec.fae.unicamp.br/ed88.
Att
Bruno Gâmbaro
Mestrando da Faculdade de Educação da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
Sergio Amaral
Coordenador do Lantec/Faculdade de Educação/Unicamp
Contatos: (19) 3521-5678 - e-mail: lantec@unicamp.br