29 de mar. de 2010


"O MITO DA CAVERNA

Há muito tempo atrás, o filósofo Platão criou o mito da caverna, onde, segundo, esse mito, haveria uma caverna subterrânea onde uma comunidade humana vivia sem nunca terem saído. A única coisa que conheciam eram suas próprias sombras refletidas nas paredes. A entrada dessa caverna ficava bem distante de onde eles estavam, mas todos sabiam onde eram, entretanto, ninguém nunca tentou sair, pois os mais antigos diziam que era muito perigo.

Porém, um dos membros, inquieto quanto a isso resolveu sair e viu que o mundo fora era muito bonito e não tinha nada de perigoso, pelo contrário, era um lugar onde poderiam viver muito bem. Voltou para a caverna e contou para todos o que viu. Ao ouvirem seu depoimento, a comunidade ficou chocada e passaram a condená-lo e tratá-lo como louco. Ele não se conformou quanto a isso, queria levar os outros para fora, para terem uma vida bem melhor. Entretanto, eles tinham muito medo de se arriscarem e resistiram àquilo que o rapaz falava.

O rapaz acabou sendo isolado, no entanto, ele continuou com sua missão de fazer a comunidade conhecer o mundo que existia fora da caverna. Até que um dia, o líder da comunidade concluiu que aquele rapaz representava uma ameaça, pois estava incitando a comunidade a desobedecer ordens há muito tempo estabelecidas. Ele convocou uma reunião onde foi decidido que ele deveria ser morto. O rapaz foi assassinado e a comunidade continuou a vivendo nas trevas.

PARA REFLETIR:
A grande questão é: Temos coragem de sair da caverna? Ou é melhor permanecer dentro da caverna e deixar as coisas como estão? Se permanecermos é porque somos alienados e incapazes de reconhecer a verdadeira realidade, permanecendo só nas aparências. Se sairmos, não teremos coragem de voltar e permanecer, pois quem conhece a realidade e se conscientiza dela, jamais descansará porque sabe de sua missão. Portanto, nos cabe em primeiro lugar, refletir sobre nosso gesto de contempladores; em segundo, é tomar consciência da nossa realidade; e em terceiro, é retornar a caverna para tirar quem ainda está lá."

0 comentários: