Formação continuada para socioeducadores de MS começa hoje!
Campo Grande (MS) – Entre os dias 26 e 30 de abril, um total de 60 socioeducadores das nove Unidades de Educação de Internação (Uneis) em funcionamento e da Superintendência de Assistência Sócioeducativa (SAS) participam de um curso de formação continuada. A aula inaugural será realizada no dia 26, a partir das 15h30, no Hotel Internacional, localizado na rua Alan Kardec, 223, região central. O curso será ministrado pela Escola de Conselhos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O objetivo é proporcionar formação continuada aos operadores do atendimento socioeducativo de Mato Grosso do Sul para propiciar o aperfeiçoamento de praticas sociais em medidas socioeducativas. Além disso, o curso prevê a formação dos profissionais em termos das orientações pedagógicas previstas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), com ênfase no projeto político pedagógico (PIA).
Outro objetivo do projeto é proporcionar um estudo teórico sobre os fundamentos que enfocam o desenvolvimento de crianças e adolescentes, a convivência familiar, chamando a atenção para a relação indivíduo, cultura e sociedade. O curso também pretende fomentar a criação de um núcleo de formação de socioeducadores vinculado à UFMS.
A UFMS, por meio do programa de Escola de Conselhos, realiza desde janeiro de 2008 um curso de formação continuada para profissionais que atuam nas Uneis e de semiliberdade em Mato Grosso do Sul. O curso é financiado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e faz parte de uma sistemática nacional de formação, desenvolvida em vários Estados.
Programação
De acordo com a programação do curso de formação, diversas atividades estão marcadas para hoje (26) com aula sobre Direitos Humanos e Sócioeducação e o filme "Escritores da Liberdade". Na terça-feira (27), o curso inicia a partir das 8 horas, com a discussão sobre Políticas Públicas e Medidas Sócioeducativas. Serão discutidos ainda assuntos como o Sistema de Garantia de Direitos/Redes; Formação de Socioeducadores; Orientação, vínculo, autoridade e disciplina na prática socioeducativa.
Na quarta-feira (28), as atividades começam a partir das 8 horas com a discussão sobre a Infância e da adolescência na realidade brasileira e segue com os seguintes temas: Adolescência, sociedade e violência e a proteção infanto-juvenil e as medidas socioeducativas na perspectiva dos direitos humanos.
Quinta-feira (29) serão abordados os assuntos sobre família: matriz da identidade, Mediação de Conflitos, Gestão das Medidas Socioeducativas e Municipalização das Medidas Socioeducativas. No último dia de curso, às 8 horas, acontece a aula sobre Construção, monitoramento e avaliação do Projeto Político Pedagógico; Planejamento das futuras ações da equipe de referência (coordenadores do projeto) e segue com o filme "O contador de histórias".
Bianca Caruso
0 comentários:
Postar um comentário