3 de mai. de 2010

Abertas inscrições para o Prêmio Nacional de Referência Escolar 2009











Campo Grande (MS) - As inscrições para o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar Ano Base 2009 estão abertas até o dia 15 de maio. O prêmio é um importante instrumento de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo como objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

A premiação é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Fundação Roberto Marinho.

O prêmio busca contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de auto-avaliação de seu processo de gestão e para destacar e disseminar as experiências de referência na área. Dessa forma, tem servido como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da gestão escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.

“A ideia é que, ao inscrever sua escola, o diretor e toda a comunidade escolar participem de um importante e contínuo movimento nacional pela melhoria da qualidade do ensino” informa a coordenadora Estadual do prêmio, Francisca Ovando Venega dos Santos, da Coordenadoria de Gestão da Secretaria de Estado de Educação (SED). “O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento de escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão” finaliza.

Premiação

A primeira escola de cada Estado ou do Distrito Federal que for selecionada pelo Comitê Estadual de Avaliação recebe, além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, o prêmio de R$ 2.000,00 e uma coletânea de vídeos educativos. Os diretores dessas escolas são contemplados com o diploma Liderança em Gestão Escolar e recebem uma viagem de intercâmbio no Brasil ou exterior.

Entre as premiadas em cada Estado, a que for selecionada para o primeiro lugar, em nível nacional, recebe o prêmio de R$ 15.000,00, e também o diploma Destaque Brasil. A realização do prêmio, em âmbito estadual, é coordenada pela secretaria de Estado de Educação, em articulação com a Undime.

Participação das escolas

O prêmio está aberto à participação de todas as escolas do ensino regular das redes públicas estaduais, municipais, com mais de cem alunos matriculados na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e/ou ensino médio), que realizem o processo de auto-avaliação, respeitando as orientações do regulamento da premiação.

Para candidatar-se, a escola deve apresentar um dossiê contendo diversos instrumentos detalhados no Manual de Orientações do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar Ano Base 2009, para demonstrar suas práticas de gestão.

A auto-avaliação escolar deve pautar-se pelas seguintes dimensões: gestão de resultados educacionais; gestão participativa; gestão pedagógica; gestão de pessoas e gestão de serviços e recursos. Para realizar a auto-avaliação, a escola deve mobilizar seu Colegiado Escolar/APM, integrado por representantes de todos os segmentos da comunidade, de modo a que essa auto-avaliação seja realizada de forma abrangente, participativa e dinâmica.

Serviço

Em Mato Grosso do Sul, o prêmio está sob a Coordenação Estadual de Francisca Ovando Venega dos Santos , da Coordenadoria de Gestão/SUPED/SED (tel. (67) 3318-2307, 2308, 2328, 2359, 2260 - e-mail: coges@sed.ms.gov.br

0 comentários: