7 de jul. de 2010

Escolas municipais atingem Ideb acima da média nacional

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fonte: Assecom Foto: A. Frota



Alunos da Escola Aurora Pedroso de Camargo, que teve Ideb de 5,9 em 2009






As escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados tiveram bom desempenho na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), levando em consideração os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A avaliação mostrou que 11 escolas municipais das séries iniciais – 1ª à 4ª – alcançaram percentual acima do estabelecido pelo MEC. Duas chegaram a um índice próximo ao de países desenvolvidos.

As instituições de ensino com índice de 5,9, ou seja, perto dos 6 que o Brasil tem como meta alcançar em 2021, são escolas municipais Laudemira Coutinho de Melo, no Jardim Santa Maria, e Aurora Pedroso de Camargo, localizada no Parque Alvorada. Na média geral do MEC, o município de Dourados registrou em 2009 Ideb de 4,2.

A análise do Ministério da Educação sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino público do país é realizada a cada dois anos. Em 2007, a média do Ideb em Dourados era de 3,9 e agora neste último levantamento a cidade alcançou índice maior de aproveitamento, chegando a 4,2.

Segundo o secretário municipal de Educação, Edmilson Morais, a melhoria do rendimento escolar dos alunos da Reme é resultado dos investimentos que a atual administração tem direcionado ao setor público educacional. Ele explica que esse processo envolve uma série de ações de incentivo ao avanço da educação básica, incluindo projetos educacionais, esportivos, culturais e de lazer, melhoria da estrutura das unidades de ensino, bem como da merenda escolar, além da valorização do professor.

Segundo ele, assim que assumiu o cargo o prefeito Ari Artuzi determinou, como uma de suas primeiras medidas para melhorar o ensino público municipal, aumento de 50% nos investimentos na merende escolar. “O aluno bem alimentado produz mais. Ele passa a se dedicar muito mais aos estudos. Hoje a merenda das escolas municipais é considerada uma das mais nutritivas do Estado, porque existe todo um trabalho de seleção e aquisição de produtos alimentícios com alto grau de nutrientes e cardápio balanceado”, afirmou o secretário.

Edmilson Morais também destacou os projetos que visam a melhoria da qualidade do ensino como, o ensino integral implantado em 17 escolas através do programa Mais Educação. “Os índices satisfatórios do Ideb demonstram a seriedade do trabalho que temos realizado nas escolas municipais de Dourados. Estamos contentes com o resultado da avaliação feita pelo MEC, mas temos a consciência de que podemos avançar ainda mais. É o que já estamos tratando de fazer”, enfatizou.

Para o secretário, é preciso desenvolver um projeto de reestruturação do ensino público municipal para que todas as 44 escolas da Reme tenham melhores índices do Ideb. “Já estamos trabalhando na reestruturação do setor pedagógico por meio da capacitação dos profissionais, na avaliação dos projetos e rendimento dos alunos nas próprias escolas. A proposta é investir na educação humanizada, trabalhar direto com os professores, com as APMs(Associação de Pais e Mestres) e com os conselhos escolares. Vamos juntos discutir e colocar em prática projetos que visem a melhoria da qualidade de ensino na nossa cidade”, ressaltou o secretário.

Com a melhoria geral do índice do Ideb em 2009, a Secretaria Municipal de Educação afirma que vai continuar investindo em ações que garantam o cumprimento da meta proposta para 2011, que é de 4,6. As avaliações do MEC serão feitas no intervalo de dois anos até alcançar a média definida para o Brasil em 2021, que é de índice 6.

0 comentários: