7 de dez. de 2010

Professores de Dourados apresentam trabalho em Campo Grande
segunda-feira, 29 de novembro de 2010



Fonte: Assecom Foto: Divulgação
Professores de Dourados que participaram do encerramento de cursos em Campo Grande
Professores da Rede Pública de Ensino participaram, de quinta até sábado em Campo Grande, do encerramento dos cursos de Especialização em Tecnologias na Educação e Mídias na Educação, oferecidos, respectivamente, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro, e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ambos em parceria com o Proinfo Integrado/MEC e apoio da Undime (União de Dirigentes Municipais de Educação).

Especialização em Tecnologias na Educação teve início no primeiro semestre de 2009 e Mídias na Educação começou em 2007, quando houve a divulgação dos cursos diretamente para o NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal), que coordenou o processo de inscrição dos professores das salas de tecnologias das escolas municipais.

A carga horária de cada curso foi de 400 horas, cumpridas com encontros presenciais e, na maior parte, com atividades à distância, as quais consistiram de participação em fóruns de debates sobre o uso das tecnologias na educação, trabalhos em grupo, produção de resumos, resenhas e textos diversos e desenvolvimento de projetos educacionais nas salas de tecnologias das escolas de Dourados. Também houve formação de professores no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, através de recursos tecnológicos e da internet.

Para a finalização do curso Tecnologias na Educação, cada participante teve de escrever uma monografia sobre um dos temas abordados durante os estudos e que poderiam consistir de revisão da literatura, relato de experiência ou projeto de ação, ou, ainda, agrupar dois desses tipos de trabalho. Já o trabalho final do curso Mídias na Educação consiste na produção de um artigo.

A fim de divulgar os trabalhos de conclusão de curso, foram organizados os encontros na capital sul-mato-grossense. Através de pôsteres e defesa em banca examinadora, 40 professores do município de Dourados e outros quase 250 de todo o Mato Grosso do Sul expuseram seus trabalhos e defenderam o uso das tecnologias na educação para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Maior número
O município de Dourados se destaca com maior número de professores concludentes no curso Tecnologias na Educação. E o Estado de Mato Grosso do Sul se destaca em nível nacional pelo menor índice de evasão.

Os professores participaram dos três dias de encerramento com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que ofereceu recursos para o transporte de todos os envolvidos e liberou os profissionais de suas atividades regulares nas escolas e no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal.

0 comentários: