28 de set. de 2010

Educação para o trânsito pode entrar no currículo da educação básica

Constituição e Justiça

A inclusão da educação para o trânsito como tema dos currículos da educação básica, visando formar motoristas conscientes e responsáveis, é o objetivo do projeto (PLS 30/2010) do senador Flávio Arns (PSDB-PR), em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Para o autor, apesar dos programas educativos promovidos pelos órgãos responsáveis pelo controle do trânsito, o comportamento de significativa parcela dos motoristas brasileiros no volante não prima pela cortesia, civilidade e respeito às normas de tráfego.

A proposição, que está sendo relatada pela senadora Serys Slehssarenko (PT-MT), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394 de 1996) para incluir como tema transversal da educação básica a educação para o trânsito.

Os temas transversais não constituem disciplinas autônomas, mas permeiam outras áreas curriculares, por representarem assuntos que necessitam ser trabalhados de forma mais aprofundada na escola.

"É bem verdade que a legislação do ensino valoriza, no desenvolvimento curricular, temas como ética, cidadania e respeito às leis.

Todavia, julgamos que o direcionamento desses valores para o ato de dirigir veículos automotores constituiria grande avanço na formação de cidadãos mais plenos e na consolidação da paz no trânsito", argumenta Flávio Arns.

O senador disse sugerir a abordagem transversal por ser um recurso que possibilita a construção de uma ponta entre os conhecimentos aprendidos e as questões da vida real. Além disso, explica ele, evita-se a sobrecarga curricular.

Arns considera necessário o conhecimento sobre as regras do trânsito não apenas pelos condutores, mas também por outros atores do trânsito, como pedestres e passageiros, desde a infância.

O senador acredita que o conhecimento sobre normas do trânsito pela criança pode colocá-la, como pedestre, a salvo de diversos perigos, bem como torná-la capaz de dialogar com seus pais sobre a conduta adequada ao volante.

Além disso, afirma ele, a criança pode relatar aos pais eventuais atitudes indevidas de condutores que as transportam na rotina diária, como o motorista do transporte escolar, por exemplo.(Agência Senado)


Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC) lança o Desafio Imaculada, o concurso que possibilita acesso a bolsas de estudos para o ano letivo de 2011. A prova acontece no dia 23 de outubro, das 8 às 11 horas. Podem participar da disputa estudantes de escolas públicas e particulares de Dourados e região.

A grande novidade é que nessa edição a prova não será feita somente na sede da Escola, em Dourados. Foram criados quatro pólos na região da grande Dourados e as cidades de Maracaju, Caarapó, Glória de Dourados e Ponta Porã terão postos de provas para facilitar o acesso de alunos dessas regiões ao concurso.

“Recebemos inscrições dessas regiões em todas as edições e, de muitas delas, vêm alunos todos os anos. Por isso, resolvemos oportunizar a outros estudantes que não têm condições de virem a Dourados apenas prestar a prova, a possibilidade de também participarem da disputa”, esclarece a coordenadora do Desafio 2010, Rose Betoni, assinalando que a escola se reserva ao direito de promover prova naquelas cidades que obtiverem um número igual ou superior a 20 candidatos.

No início de outubro a equipe de divulgação do evento fará reuniões nas cidades pólo para esclarecer dúvidas e dar informações sobre a EIC e sobre o concurso. "É importante a mobilização nessas cidades para que mais candidatos possam entrar na briga pelas vagas", assinala Rose.

As inscrições são feitas pelo site www.escolaimaculada.com.br. O sistema gera o boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20, que deve ser recolhido em qualquer agência bancária até a data de vencimento (15/10). No site também está publicado o Regulamento do Desafio e o Programa das Disciplinas de Conhecimentos Básicos do 6º ano do Ensino Fundamental, ao 3º ano do Ensino Médio.

Os alunos que obtiverem as três melhores médias, em cada um desses anos, são premiados, respectivamente, com descontos de 100%, 50% e 25% nas mensalidades de 2011. O benefício do desconto obtido pelo desempenho é intransferível.

SED divulga processo de seleção do Profuncionário de Dourados e Itaporã.

Estão abertas 200 vagas para Dourados e 40 para Itaporã. As incscrições estão ocorrendo desde hoje, dia 23 até 30 de outubro. Os interessandos deverão trazer o holerite atualizados, o RG, CPF e comprovante de residência.


Maiores informações ver site da Sed: http://www.sed.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=98&id_comp=213&id_reg=119860&voltar=lista&site_reg=98&id_comp_orig=213


Cordialmente
Nubea Xavier
Nte/Profuncionário
blogs: http://nubeaeducacional.blogspot.com
http://nubeaeducacional.zip.net
http://profuncionariodourados.blogspot.com

24 de set. de 2010

SED promove atividades alusivas ao Dia Nacional do Surdo
recurso
Notícias MS


No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, e a Secretaria Estadual de Educação (SED) promove uma série de atividades alusivas a este dia. O evento será realizado pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (Ceada) e Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As atividades acontecem no dia 24 e 25 de setembro. Dentre os eventos em comemoração ao Dia do Surdo, haverá palestras sobre temas como Legislação em Prol do Surdo, Educação bilíngue da Pessoa Surda e a Acessibilidade e a Inclusão do Estudante Surdo nas Redes Municipal e Estadual de Educação.

“Oportunizar a acessibilidade comunicacional aos alunos surdos matriculados no ensino regular é um dos objetivos da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva desenvolvida pela Coordenadoria de Educação Especial da SED. Esse evento, realizado em parceria, promove a participação e integração dos alunos que possuem essa deficiência”, observa a coordenadora de Educação Especial da SED, Vera Carbonari.

A programação inclui a participação da Primeira Igreja Batista, Igreja Presbiteriana e a Pastoral dos Surdos de Campo Grande. Na sexta-feira (24), a abertura começa às 16h30 com apresentações culturais na praça Ari Coelho. Seguindo o cronograma de atividades, às 19 horas, na Primeira Igreja Batista, haverá quatro palestras com profissionais da SED, Semed, entre outros.

Intérpretes Educacionais de Libras

Fazendo parte dos eventos alusivos ao Dia Internacional do Surdo, o 2° dia de atividades será em comemoração aos 15 anos de atuação dos Intérpretes Educacionais de Libras de Mato Grosso do Sul.

“O objetivo do encontro é discutir temas pertinentes ao trabalho que os intérpretes desenvolvem há 15 anos em MS, como: trajetória do profissional no ensino regular, valorização, legislação, políticas públicas, inclusão do deficiente auditivo no ensino regular, atendimento ao índio surdo e surdocego, entre outros”, explica a coordenadora do Coesp/SED.

Seguindo a programação, haverá a apresentação do Hino Nacional interpretado em Libras, relatos de experiências de profissionais que trabalham como intérpretes Educacionais de Libras e apresentação de vídeos. O evento gratuito acontece sábado (25) na Câmara Municipal de Campo Grande.