2 de mar. de 2011

Expansão: em blog, jornalistas e publicitários debaterão criação de curso

Expansão: em blog, jornalistas e publicitários debaterão criação de curso

Reitor Damião reunido com categoria na última segunda-feira

Para abrir o diálogo com os profissionais da comunicação, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) criou um blog (www.comunicacaonaufgd.blogspot.com) para debater com a categoria qual habilitação terá o curso de Comunicação Social com implantação prevista para 2012 pela Faculdade de Comunicação, Artes e Letras – FACALE.
A idéia foi resultado da apresentação do Programa de Expansão Acadêmica da UFGD 2011/2020 a jornalistas e publicitários na última segunda-feira, dia 28 de fevereiro, que suscitou muita conversa pela categoria em torno da questão.
O blog ficará no ar durante 15 dias para que todos opinem sobre a implantação do curso e sua habilitação, servindo de documento e argumento para análise da Faculdade e, posterior, discussão final da proposta remetida ao Ministério da Educação.
No mês de fevereiro, a apresentação do Programa de Expansão foi feito ao conselho diretor da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) e na terça-feira (1º) aos membros do Comitê Regional de Defesa Popular. O objetivo é fazer com que haja interlocução deixando o projeto mais plural e democrático.
Aos empresários, será aplicado um questionário para sugestões e, ao Comitê, as críticas e propostas poderão ser encaminhadas oficialmente via e-mail ou em forma de documento à reitoria.
“Queremos ouvir a sociedade civil organizada, categorias profissionais e a classe política como forma de instrumento de captação de expectativas, anseios e necessidades aproximando a comunidade da Universidade, trazendo inovação e a aplicabilidade do conhecimento”, enfatizou o reitor da UFGD, professor doutor Damião Duque de Farias.

O PROGRAMA DE EXPANSÃO

O Programa de Expansão da UFGD 2011/2020 foi elaborado em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia. Todas as Unidades Acadêmicas da UFGD fizeram seus estudos e discussões que vão permitir dobrar a oferta dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade, bem como o número de vagas de cursos já existentes.
A produção do documento é de responsabilidade de cada instituição federal. Depois das discussões com a sociedade, ele será referendado pelos conselhos superiores da UFGD e encaminhado ao MEC.
É meta do governo brasileiro fazer com que a sociedade civil organizada se envolva para o crescimento do ensino no Brasil, principalmente do ensino superior. O objetivo é fazer com que 33% dos jovens, com idade entre 18 a 24 anos, estejam matriculados na universidade, sendo 50% deles em instituições públicas, triplicando a oferta de cursos no país. Hoje, apenas 11% desses jovens integram os bancos universitários.
Atualmente, a UFGD conta com 28 cursos de graduação, 14 mestrados e 3 doutorados. A meta é alavancar para mais 17 novos cursos, atingindo 15 mil alunos, e 40 programas de pós-graduação, sendo 20 doutorados, contemplando mais 3 mil estudantes. Somando a isso, ampliar o número de docentes e técnico-administrativos, promovendo um salto extraordinário, gerando riquezas, desenvolvimento, ciência e tecnologia.

0 comentários: