28 de jun. de 2011

Software na Educação

(extraído de Formação de Professores em Informática na Educação - um caminho para mudanças – Coleção Informática para mudanças na Educação – MEC - 1999)

Sonia Schechtman Sette

Marcia Angela Aguiar

José Sergio Antunes Sette

Ao se considerar a tecnologia da informática na educação, há uma referência implícita ao uso do computador. Sabendo-se que o computador é em sua essência uma máquina de comportamento variável, o interesse em sua utilização na área, torna-se o de "dirigir" tal comportamento para fins educacionais. O instrumento que vai determinar esse comportamento é o software. Percebe-se assim a importância em se garantir um espaço para a reflexão sobre o software voltado para a educação.

Na verdade, tem-se assistido, nos últimos tempos, a uma proliferação de produtos lançados no mercado sob o rótulo de software educativo ou educacional. A quantidade é grande, porém a qualidade, em geral, duvidosa.

A relevância do assunto, em se tratando de educação, exige uma reflexão profunda. Não se trata de escolher o software a ser utilizado na escola por modismo, porque muitos o estão fazendo. Não podem os educadores se deixar conduzir, ou até mesmo seduzir pelo forte apelo de marketing dos fornecedores. Será mesmo necessário o uso de software em ambiente educacional? Será esse uso prejudicial? Que objetivos deseja-se alcançar com tal uso? Esses são alguns aspectos que requerem uma abordagem mais ampla.

Inicialmente, sugere-se que se reflita sobre o conceito, sobre a semântica do adjetivo educativo ou educacional aplicado a software:

· O que significa software educativo?

· Será possível um software ser educativo? Será que ele pode(rá) substituir o professor?

· Será que depende do modo de utilização do software? E nesse caso, qualquer software poderia ser candidato a ser considerado educativo? O que significa então utilizá-lo de modo educativo?

· O que caracteriza o software para ser considerado útil ao processo educacional?

· Qual software se presta melhor a essa função?

· Até que ponto o software é um auxiliar no processo ensino-aprendizagem?

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