Software na Educação (extraído de Formação de Professores em Informática na Educação - um caminho para mudanças – Coleção Informática para mudanças na Educação – MEC - 1999) Sonia Schechtman Sette Marcia Angela Aguiar José Sergio Antunes Sette Ao se considerar a tecnologia da informática na educação, há uma referência implícita ao uso do computador. Sabendo-se que o computador é em sua essência uma máquina de comportamento variável, o interesse em sua utilização na área, torna-se o de "dirigir" tal comportamento para fins educacionais. O instrumento que vai determinar esse comportamento é o software. Percebe-se assim a importância em se garantir um espaço para a reflexão sobre o software voltado para a educação. Na verdade, tem-se assistido, nos últimos tempos, a uma proliferação de produtos lançados no mercado sob o rótulo de software educativo ou educacional. A quantidade é grande, porém a qualidade, em geral, duvidosa. A relevância do assunto, em se tratando de educação, exige uma reflexão profunda. Não se trata de escolher o software a ser utilizado na escola por modismo, porque muitos o estão fazendo. Não podem os educadores se deixar conduzir, ou até mesmo seduzir pelo forte apelo de marketing dos fornecedores. Será mesmo necessário o uso de software em ambiente educacional? Será esse uso prejudicial? Que objetivos deseja-se alcançar com tal uso? Esses são alguns aspectos que requerem uma abordagem mais ampla. Inicialmente, sugere-se que se reflita sobre o conceito, sobre a semântica do adjetivo educativo ou educacional aplicado a software: · O que significa software educativo? · Será possível um software ser educativo? Será que ele pode(rá) substituir o professor? · Será que depende do modo de utilização do software? E nesse caso, qualquer software poderia ser candidato a ser considerado educativo? O que significa então utilizá-lo de modo educativo? · O que caracteriza o software para ser considerado útil ao processo educacional? · Qual software se presta melhor a essa função? · Até que ponto o software é um auxiliar no processo ensino-aprendizagem? SAIBA MAIS, CLICANDO AQUI
28 de jun. de 2011
Postado por LÉIA às 12:47
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário