30 de jul. de 2010

Abertas as inscrições para o desfile de 7 de setembro


sexta-feira, 30 de julho de 2010

Fonte: Assecom Foto:



As escolas e outras instituições de Dourados já podem fazer a inscrição para o desfile cívico de 7 de setembro, data em que se comemora a independência do Brasil. O tema deste ano é “Educação, Cidadania e Independência” e 16 de agosto é o prazo máximo para solicitar a participação no evento.


O desfile é organizado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação. As fichas de inscrição devem ser retiradas das 7h30 às 11 horas na sede da Semed, localizada na Rua Nelson de Araújo, nº 823, no centro.

Além do desfile, na semana em que se comemora a independência do Brasil, a chamada Semana da Pátria, haverá hasteamento da Bandeira Nacional e diversas atividades culturais, que serão desenvolvidas nas escolas municipais e nas praças da cidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7727.

Escola comemora índice do IDEB e inaugura Sala de Leitura em Vicentina




Washington Lima / Fátima
recurso

á está funcionando na Escola Estadual Padre José Daniel, em Vicentina, a nova “Sala de Leitura”, criada para incentivar a leitura e melhorar ainda mais a qualidade da educação desenvolvida pela Escola. Buscando aproximar os alunos da educação básica do prazer de ler obras literárias, o espaço é ambientado para promover a leitura dentro da escola, através de um projeto que está sendo desenvolvido pelas professoras de língua portuguesa e alunos, contando com a colaboração da Associação de Pais e Mestres, Coordenação e Direção da Escola.O acervo da Sala de Leitura inaugurada na tarde desta quinta-feira (29), é diversificado e contará com livros de ficção em prosa e verso, histórias em quadrinhos, revistas e várias obras literárias. No interior da Sala é possivel conhecer mais sobre váriaos autores da literatura brasileira como: Machado de Assis, José Barreto, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, Mario Andrade, José Saramardo e tantos outros.

Durante a inauguração o Diretor da Escola, Adão Alves Marques disse que “a leitura é o meio fundamental para o aprendizado, faz com que os alunos viagem pela história e se personalize dentro dela. Esta sala é um espaço dedicado aos livros e ações de incentivo a leitura e redação, que com certeza serão bem desenvolvidas com qualidade pelos professores da escola”, garante.

Para as professoras de língua portuguesa o livro não muda o mundo, o livro muda o homem e o homem é que muda o mundo. Valorizar a leitura é encurtar o caminho para todo o processo de ensino aprendizagem.

O comprometimento com a aprendizagem, o trabalho em equipe fez com que a Escola Estadual Padre Jose Daniel, fez com que alcançasse um brilhante resultado na avaliação do IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica), conquistando a 4ª colocação, entre as cinco melhores escolas do Estado.

O diretor Adão Alves agradeceu o empenho de toda equipe, pois o sucesso alcançado no resultado do IDEB é uma conquista de toda a equipe”, comemora.
Ainda para o ano de 2010 está previsto o lançamento do Jornal Interno da Esola Padre José Daniel, editado pelos próprios alunos.

Fonte: Fátima News

29 de jul. de 2010


Educadores prestigiam abertura de seminário do EJA em Dourados




Dezenas de educadores prestigiaram na noite de terça-feira a abertura do seminário direcionado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Teatro Municipal de Dourados, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo é promover a reflexão sobre a teoria e a prática aplicadas na modalidade de ensino de jovens e adultos.

O encontro que prossegue até sexta-feira (30) foi aberto com uma palestra da professora Mary Silvia Falcão, da Universidade Estadual do Paraná, abordando a importância de cada profissional ter a clareza sobre os quatro pilares da educação – ensino, aluno, professor, conhecimento e sala de aula.

O secretário de educação, Edmilson de Moraes, destacou que “a educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que deve auxiliar o estudante a encontrar novos rumos e, por isso, é necessário que os envolvidos tenham a prática de examinar e questionar o processo de aprendizagem para compreender, melhorar e modificar a forma de ensinar”.

Sob o tema “O (re) pensar das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos”, o evento aborda nesta quinta-feira (29) as Perspectivas Metodológicas em Educação de Jovens e Adultos”, com o professor Paulo Sérgio Soares. O enceramento será sexta, com a palestra motivação e saúde do trabalhador da psicóloga Vanderléia Del Castel Schlindwein.


26 de jul. de 2010

Educadores de Dourados já podem se inscrever para ciclo de debates sobre Paulo Freire


Os educadores de Dourados e região estão convidados para participar de uma atividade de reflexão e aprimoramento, que vai acontecer de 13 a 17 de setembro na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É o II Ciclo de Debates - Universidade e Educação Básica: a atualidade do pensamento de Paulo Freire.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados devem imprimir a ficha de inscrição disponível clicando aqui. Após preenchida, a ficha deve ser entregue pessoalmente no Núcleo de Estudos e Formação Continuada de Profissionais da Educação da Faculdade de Educação (NEFOPE/FAED/UFGD), que fica no Campus II.

As atividades vão acontecer no Teatro Municipal de Dourados. A programação totaliza 40 horas, com atividades a serem realizadas no período da tarde e da noite.

Mais informações podem ser fornecidas pelo telefone 9107-8219 ou pelos emails elainneamaral@hotmail.com ou meira.chaves@gmail.com

7 de jul. de 2010

Escolas municipais atingem Ideb acima da média nacional

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fonte: Assecom Foto: A. Frota



Alunos da Escola Aurora Pedroso de Camargo, que teve Ideb de 5,9 em 2009






As escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados tiveram bom desempenho na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), levando em consideração os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A avaliação mostrou que 11 escolas municipais das séries iniciais – 1ª à 4ª – alcançaram percentual acima do estabelecido pelo MEC. Duas chegaram a um índice próximo ao de países desenvolvidos.

As instituições de ensino com índice de 5,9, ou seja, perto dos 6 que o Brasil tem como meta alcançar em 2021, são escolas municipais Laudemira Coutinho de Melo, no Jardim Santa Maria, e Aurora Pedroso de Camargo, localizada no Parque Alvorada. Na média geral do MEC, o município de Dourados registrou em 2009 Ideb de 4,2.

A análise do Ministério da Educação sobre o desempenho dos estudantes das instituições de ensino público do país é realizada a cada dois anos. Em 2007, a média do Ideb em Dourados era de 3,9 e agora neste último levantamento a cidade alcançou índice maior de aproveitamento, chegando a 4,2.

Segundo o secretário municipal de Educação, Edmilson Morais, a melhoria do rendimento escolar dos alunos da Reme é resultado dos investimentos que a atual administração tem direcionado ao setor público educacional. Ele explica que esse processo envolve uma série de ações de incentivo ao avanço da educação básica, incluindo projetos educacionais, esportivos, culturais e de lazer, melhoria da estrutura das unidades de ensino, bem como da merenda escolar, além da valorização do professor.

Segundo ele, assim que assumiu o cargo o prefeito Ari Artuzi determinou, como uma de suas primeiras medidas para melhorar o ensino público municipal, aumento de 50% nos investimentos na merende escolar. “O aluno bem alimentado produz mais. Ele passa a se dedicar muito mais aos estudos. Hoje a merenda das escolas municipais é considerada uma das mais nutritivas do Estado, porque existe todo um trabalho de seleção e aquisição de produtos alimentícios com alto grau de nutrientes e cardápio balanceado”, afirmou o secretário.

Edmilson Morais também destacou os projetos que visam a melhoria da qualidade do ensino como, o ensino integral implantado em 17 escolas através do programa Mais Educação. “Os índices satisfatórios do Ideb demonstram a seriedade do trabalho que temos realizado nas escolas municipais de Dourados. Estamos contentes com o resultado da avaliação feita pelo MEC, mas temos a consciência de que podemos avançar ainda mais. É o que já estamos tratando de fazer”, enfatizou.

Para o secretário, é preciso desenvolver um projeto de reestruturação do ensino público municipal para que todas as 44 escolas da Reme tenham melhores índices do Ideb. “Já estamos trabalhando na reestruturação do setor pedagógico por meio da capacitação dos profissionais, na avaliação dos projetos e rendimento dos alunos nas próprias escolas. A proposta é investir na educação humanizada, trabalhar direto com os professores, com as APMs(Associação de Pais e Mestres) e com os conselhos escolares. Vamos juntos discutir e colocar em prática projetos que visem a melhoria da qualidade de ensino na nossa cidade”, ressaltou o secretário.

Com a melhoria geral do índice do Ideb em 2009, a Secretaria Municipal de Educação afirma que vai continuar investindo em ações que garantam o cumprimento da meta proposta para 2011, que é de 4,6. As avaliações do MEC serão feitas no intervalo de dois anos até alcançar a média definida para o Brasil em 2021, que é de índice 6.

SED realiza II Concurso Estadual de Talento Literário/Poesia em Superdotação

A Secretaria de Estado de Educação, por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S, realiza o Concurso Estadual de Talento Literário /Poesia em Superdotação com o objetivo de premiar novos talentos literários e sensibilizar a sociedade em geral para a riqueza da inteligência nacional na área de Literatura.

A meta do concurso é selecionar 1 (um) poema, para participar do II Prêmio Nacional Talento Literário/Poesia em Superdotação, para compor um livro com 27 poemas inéditos, que será publicado em duas línguas (Português e Espanhol) e lançado na II Bienal de Poesia Internacional de Brasília. Cada poema terá uma nota de indicação, dada por uma personalidade eminente do Estado do respectivo poeta superdotado, além de uma crítica ou comentário produzido por um estudioso da Literatura. O livro será prefaciado por um poeta ou crítico de renome nacional.

As inscrições irão até o dia 9 de julho de 2010.

Mais informações no site: www.bnb.df.gov.br/bip

Coordenadoria de Educação Especial COESP/SUPED/SED

6 de jul. de 2010

1 de jul. de 2010

FETRAN/MS realiza oficina para professores inscritos

O I Festival Estudantil Temático – Teatro para o Trânsito oferecerá uma oficina para os representantes das unidades escolares inscritas.

O curso será ministrado por técnicos da Fundação Municipal de Cultura, em duas turmas: matutino e vespertino e terá como tema: Orientações para montagem de uma Peça Infantil; acontece hoje (1º de julho), na sede do SEST/SENAT, Rua Raul Pires Barbosa, n. 1784, Chácara Cachoeira II, Campo Grande/MS.

O festival é uma promoção da Polícia Rodoviária Federal em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito, Secretaria de Estado de Educação, Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.

Confira a relação das escolas inscritas:

Categoria Infantil

Escola Ativa Idade - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Colégio Oswaldo Tognini

Escola Curumim

Escola Estadual Profª. Delmira Ramos Dos Santos

Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes

Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles

Escola Municipal Professor João Candido De Souza

Funlec – Colégio Professora Maria Lago Barcellos

Categoria Infanto-Juvenil

Escola Ativa Idade - Educação Infantil e Ensino Fundamental

Centro de Ensino Nossa Senhora Auxiliadora

Colégio Atenas

Colégio Maria Lago Barcellos - FUNLEC

Colégio Oswaldo Tognini

Escola Estadual Profª. Delmira Ramos dos Santos

Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad

Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes

Escola Municipal Dr. Plínio Barbosa Martins

Escola Municipal Jose Rodrigues Benfica

Escola Municipal Nazira Anache

Escola Municipal Professor João Candido De Souza

Escola Municipal Professor Mucio Teixeira Junior

Escola Municipal Professor Wilson Tavera Rosalino

Escola Municipal Etalívio Pereira Martins

Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente

Instituto Educacional Paulo Freire

Categoria Juvenil

Associação Tagarela Para o Desenvolvimento de Potencial do Portador de Necessidades Especiais

Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima

Centro de Ensino Nossa Senhora Auxiliadora

Colégio Oswaldo Tognini

Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel

Escola Estadual Joaquim Murtinho

Escola Estadual Jose Barbosa Rodrigues

Escola Estadual Lucia Martins Coelho

Escola Estadual Professor Ulisses Serra

Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho

Escola Municipal Professor Adair de Oliveira

SENAC-Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Coordenadoria de Educação Básica - COEB/SED