18 de ago. de 2011

Estudante da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul vai representar o Estado no Parlamento Jovem Brasileiro
17/08/2011 | Emilia Sbrocco Dorsa


A estudante de 17 anos Vanessa Kazuko Grauth, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, do Conjunto Coophatrabalho, Campo Grande, está entre os 77 estudantes que foram selecionados para participar da oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O Projeto de Lei apresentado por ela propõe a alteração dos artigos 26, 35 e 36 da LDB - Lei n. 9394/96, para tornar obrigatório o ensino de Noções de Organização do Estado, Direito do Consumidor e Direito Ambiental nas escolas.

De 26 a 30 de setembro, ela terá a oportunidade de experimentar o dia a dia dos deputados federais e a vivência do processo democrático, em Brasília. “Acredito que voltarei com uma bagagem muito grande de conhecimento”, diz Vanessa. Durante os cinco dias da legislatura, o trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Em visita à Secretaria de Estado de Educação (SED), Vanessa foi recebida pela secretária de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, que desejou sucesso e boa viagem à estudante. O diretor da EE Amélio de Carvalho Baís, Paulo Antonio Castaldeli, conta que “na volta da viagem, Vanessa apresentará as atividades e os temas trabalhados em Brasília para os outros alunos. Eles se sentem valorizados por ter uma colega representando o Estado”.

Desde 2009, a escola que atende cerca de 200 estudantes no Programa Ensino Médio Inovador tem representantes no Parlamento Jovem. Os alunos são estimulados a participar e contam com apoio dos professores. Eles passam nove horas por dia na escola e, no contraturno das aulas, os estudantes do 1º e 2º anos contam com oficinas de cartografia, física e química experimental, atletismo, judô, xadrez e teatro. Já os alunos do 3º ano frequentam as aulas do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).

Parlamento Jovem Brasileiro

Os projetos de lei apresentados pelos estudantes participantes seguem cinco temas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Podem participar jovens entre 16 e 22 anos que estejam frequentando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em escola pública ou particular.

As proposições são selecionadas pelas escolas seguem para as Secretariais Estaduais de Educação, que escolhem o representante de cada unidade da federação. Este ano, a SED recebeu 20 trabalhos e encaminhou 5 para o Consed, responsável pelo encaminhamento dos projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa da Casa, seleciona os vencedores. O número de parlamentares jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à bancada de cada unidade da federação na Câmara dos Deputados.



0 comentários: