18 de ago. de 2011

I Semana do Cérebro de Dourados começa dia 22

Nos dias 22 e 23 de agosto, acadêmicos do curso de Medicina-UFGD estarão no Teatro Municipal expondo maquetes de Neurologia para alunos de escolas públicas e particulares da cidade de Dourados/MS. A atividade compõe a I Semana do Cérebro de Dourados. A visita de cada uma das quase 40 instituições de ensino convidadas terá duração de uma hora. Serão duas manhãs e duas tardes em atividades com aproximadamente mil alunos de ensino médio e fundamental.

O evento, coordenado pela professora Elisabete Castelon Konkiewitz, Doutora em Neurologia e Especialista em Psiquiatria, pretende trazer os alunos para dentro da universidade desenvolvendo atividades focadas na promoção da curiosidade científica, oferecendo os primeiros contatos de alunos e visitantes com fundamentos básicos de Neurociências, desvendando as fronteiras de na mente, suas diversas funções e seus intrigantes mecanismos de funcionamento.

As maquetes de Neuroanatomia e Neurofisiologia foram desenvolvidas pelos acadêmicos do segundo ano de Medicina. São modelos interativos tridimensionais de circuitos elétricos que expressam diversas funções cerebrais. Esse aspecto interativo dos modelos é ferramenta singular para atrair a atenção dos alunos sobre o estudo apresentado.

“A ligação academia-escola é interessantíssima. Atuando lá podemos despertar a sede por conhecimento no indivíduo e este pode responder ao estímulo de modo excepcional. Quanto mais se estimula a criança e o jovem ao conhecimento, maior é o crescimento intelectual naquela sociedade”, disse Willian Kus, do 4º ano do curso.

0 comentários: