31 de ago. de 2011




30 de ago. de 2011





 

SEMANA ESPECIAL O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE ARTICULAÇÃO UNIV. E ED. BÁSICA

O EVENTO OCORRERÁ DE 12 A 16 DE SETEMBRO DE 2011



 


FAED UFGD   2011

III CICLO DE DEBATES UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Este evento carinhosamente chamado por professores e alunos da comunidade de Semana Paulo Freire convida a todos os professores e interessados da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal para participar.




O curso será composto por fóruns de discussão sobre experiências docentes na perspectiva freireana, bem como de palestras e debates totalizando 40 horas.


Todos serão bem vindos neste processo de construção do conhecimento.







A coordenação do evento está a cargo do Prof. Dr. rio Sérgio Vaz da Silva
VAGAS LIMITADAS !!!


Inscrevam-se !!!








LOCAL : CAMPUS II - UFGD - Rodovia Dourados - Itahum Km 12 Anfiteatro A



PERÍODO DE REALIZAÇÃO:  12 a 16 de Setembro de 2011



COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Mário Sérgio Vaz da  Silva – Faculdade de Educação/ UFGD.

NÚMERO DE VAGAS:  80


INSCRIÇÕES:   até dia 12 /08/2011     Prof. Mário Email:  mariovaz@ufgd.edu.br

Fone:        Telefone:.(67) 3410-2112/ 9607-1410

25 de ago. de 2011

Menodora se destaca no V Joere

As equipes de esportes coletivos da Escola Menodora obtiveram resultados expressivos no V Joere, que são os Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino.

A equipe de vôlei masculino comandada pela professora Giselda conseguiu o 4º lugar na competição. O Handebol feminino, que tinha como técnico o professor Vanderlúcio conseguiu a 3ª colocação no certame, colocação idêntica ao futsal feminino comandado pela professora Abgail.

Já o handebol masculino, também dirigido pelo professor Vanderlúcio foi vice-campeão do torneio. O grande destaque ficou para o futsal masculino que se sagrou campeão ao vencer a Escola Floriano Viegas por 3 x 2 na final. A equipe comandada pela professora Abgail comemorou o título da competição.

O futsal masculino categoria 94 a 97 é formado pelos atletas Alan Denis, Alisson, Charles, Edivaldo, Jacson, Jamilton, Jéferson Dias, Leonardo (9°E), Luiz Fernando (1°B), Michel, Waldeir e Wenderson.

Além dos esportes coletivos, houve participação de equipes na modalidade xadrez masculino e feminino, comandado pela professora Joice.

Os professores enaltecem o empenho dos alunos que foi fundamental para obtenção dos resultados. A direção da Escola, através da diretora Fátima Ortega parabeniza os professores e afirma que os atletas são um dos orgulhos da escola.

Os jogos tiveram a participação de equipes de escolas de Dourados, Caarapó e Douradina.

22 de ago. de 2011

Perguntas freqüentes sobre bullying feitas através de entrevistas na mídia

1. O que é bullying?

É uma situação que ocorre sobretudo, mas não apenas, nas escolas, caracterizada por atos agressivos, repetitivos e deliberados de alguns alunos contra um ou mais colegas.

2. Quando o senhor começou a se inteirar do tema bullying?

No ano 2000. Em 2001 e 2002 visitei instituições especializadas em Londres, em Paris e em Bordeaux. Trouxe muito material e muitas informações.

Em 2002 e início de 2003, com o apoio da Petrobras e do IBOPE, conseguimos introduzir o assunto bullying em várias escolas do Rio. Uma extensa pesquisa foi feita e um livro publicado. Desde então temos divulgado o tema em escolas e na mídia.

3. Bullying é uma palavra da língua inglesa. Não é possível traduzir?

A palavra bullying é muito forte e concisa. Ainda não temos em português uma palavra capaz de resumir e englobar tão bem como a palavra bullying as diversas formas de agressividade.

Quando iniciamos no Brasil o nosso trabalho com o bullying em 2001, achávamos que haveria problemas. Vemos hoje que o termo bullying já está inserido no cotidiano de muitas escolas, da mídia, da sociedade em geral.

4. O bullying ocorre em que segmentos da sociedade?

As pesquisas efetuadas, inclusive no Brasil, mostram que o bullying ocorre em qualquer escola, independente de condições sociais e econômicas dos alunos.

5. Que tipo de atos agressivos são praticados?

As atitudes mais comuns são de ofensas verbais, humilhações, exclusão, discriminação, mas também podem envolver agressões físicas e sexuais. Apelidos ofensivos é a principal queixa dos alunos-alvo.

Duas situações freqüentes nas pesquisas européias ainda são pouco citadas entre nós - a homofobia é uma e a outra é o "cobrar pedágio", extorquindo dinheiro do lanche, por exemplo.

6. Quem participa do bullying nas escolas?

Os alunos-alvo (que sofrem o bullying), os alunos-autores (que praticam o bullying) e os alunos testemunhas silenciosas (que assistem aos atos de bullying, sem nada fazer).

7. O bullying é um fenômeno que só ocorre nas escolas?

Não. O bullying ocorre também, por exemplo no ambiente de trabalho (workplace bullying, ou assédio moral, como vem sendo chamado no Brasil). Esta situação é frequente e tem gerado pedidos milionários de indenizações em muitos países.

Ocorre também através da internet, cada vez com mais freqüência (cyber bullying) ou através do telefone celular (mobile bullying). Já há no mundo inteiro muitos trabalhos e pesquisas a respeito.

8. O bullying é um fenômeno moderno?

Não, mas apenas agora vem sendo reconhecido como causador de danos e merecedor de medidas especiais para sua prevenção e enfrentamento.

9. Que tipo de danos pode causar o bullying?

A vítima pode apresentar baixa auto-estima, dificuldade de relacionamento social e no desenvolvimento escolar, fobia escolar, tristeza, depressão, podendo chegar ao suicídio e a atos de violência extrema contra a escola.

Já os autores podem se considerar realizados e reconhecidos pelos seus colegas pelos atos de violência e poderão levar para a vida adulta o comportamento agressivo e violento. As testemunhas silenciosas também sofrem, pela sua omissão e falta de coleguismo. Muitos sentem-se culpados por toda a vida.

10. Como suspeitar que uma criança está sofrendo bullying na escola?

Rejeitar a escola, pedir para mudar de sala de aula, queda no rendimento escolar, passar a apresentar sinais de somatizações (diarréia, vômitos, dores abdominais, asma, insônia e pesadelos), e problemas emocionais (como tristeza, depressão) ou sociais (como isolamento e não participação em atividades de grupo).

Os pais devem estar sempre atentos para a possibilidade do seu filho estar sofrendo bullying. Acompanhar a socialização da criança é tão, ou mais, importante quanto tomar conhecimento do seu aproveitamento escolar. Uma boa dica é convidar para irem à sua casa os colegas da escola.

11. O que fazer para combater o bullying?

O primeiro passo é o reconhecimento pela sociedade, pelos pais e sobretudo pelas escolas de que o bullying existe, é danoso e não pode ser admitido. À escola cabe a responsabilidade maior de envolver todos seus membros na não aceitação do bullying privilegiando a prevenção. Diante de casos ocorrido, à escola compete reunir todos os participantes e as famílias. Os pais e os alunos têm que obrigatoriamente participar.

12. E então o que os pais devem fazer?

Incentivar o filho a falar, ir à escola e buscar uma solução que envolva toda a comunidade escolar. É lógico que isso só será possível se a escola tiver como lema a não aceitação do bullying.

É bom lembrar que o bullying ocorre em todas as escolas. Diz-se que a escola que afirma que lá não ocorre o bullying é provavelmente aquela onde há mais situações de bullying, porque nada fazem para prevenir e reprimir.

13. O bullying está sendo enfrentado amplamente no Brasil?

Não. Muito timidamente. A discussão do assunto mesmo em outros países é relativamente nova - pouco mais de 15 ou 20 anos. No Brasil ainda estamos começando a enfrentar o problema.

14. Os atos de violência praticados por adolescentes têm alguma relação com o bullying?

Não diretamente. Contudo o comportamento agressivo de adolescentes tem sua origem na infância. Modelos agressivos de solução de conflitos ou problemas, são muitas vezes passados aos filhos pelos próprios pais.

Valores como direitos iguais, cidadania, respeito ao próximo, frequentemente não são observados dentro da família.

Adolescentes que sofreram violência na família, ou presenciaram atos de violência entre os pais, podem ter condutas agressivas na escola e na vida adulta.

15. Ao escolher uma escola para seus filhos os pais devem considerar a questão do bullying?

Sim. Uma escola que não conhece o assunto, que não desenvolve programas a partir do princípio "Nesta escola não se aceita o bullying", ou que afirma que o bullying lá nunca ocorreu, certamente não é uma boa escola. Evite-a.(observatoriodainfancia.com.br)

Fetems e governo do Estado vem debatendo mudanças no estatuto da educação

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) vem debatendo com o Governo do Estado, as mudanças no estatuto da educação. O Governo diz que nesse momento quer fazer um levantamento do impacto financeiro sobre o que acarretaria a mais para os cofres do Estado.

Em reuniões realizadas em Campo Grande, o governador André Puccinelli disse que não discutirá o aumento das horas/atividades e o retorno da licença prêmio, pontos colocados em pauta pela categoria.

Uma nova reunião será agendada entre o Estado e a Fetems para os próximos dias, para que sejam discutidos novos detalhes sobre a questão.

Fundação afirma que cumpriu todas as regras no ProJovem em Dourados


Maryuska Pavão com Assessoria

A execução do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Trabalhador), pela Fundação Biótica, em Dourados, obedeceu todas as restritas regras estabelecidas pela lei que rege o programa, disse o advogado da Fundação Biótica, Glauco Lubacheski de Aguiar, sobre as acusações de supostas irregularidades que estão sendo apuradas pelo Ministério Público Federal. Contratada pela Prefeitura, a Fundação executou no município o cronograma de 350 horas/aula na qualificação social e profissional de jovens no período de 14 de julho a 31 de dezembro de 2010.

O ProJovem, oferece aos jovens com idade entre 18 a 29 anos a oportunidade de se qualificar profissionalmente ao mesmo tempo em que lhes garante renda. Uma das regras prevê que cada participante receba uma bolsa no valor total de R$ 600, paga em parcelas mensais durante o período da qualificação e o dinheiro é depositado diretamente na conta do aluno, aberta pelo próprio Ministério do Trabalho em nome do aluno, sem nenhum tipo de intermediário.

“Qualquer pessoa que tiver acesso ao inquérito que tramita no MPF pode observar já na primeira página do relatório do assessor da Procuraria da República, que visitou pessoalmente a sede do ProJovem, em Dourados, no mês de dezembro de 2010, e certificou que o programa funcionava normalmente, inclusive ele escreveu que conversou com alunos e todos o informaram que estavam lá estudando havia 6 meses. Entre 13 e 17 de dezembro esteve no local o fiscal do Ministério do Trabalho. Antes, em setembro, o Juiz Eduardo Machado Rocha, quando prefeito interino de Dourados, também fez pessoalmente a fiscalização da execução do programa”, lembrou o advogado Glauco Lubacheski de Aguiar depois de se reunir em Campo Grande com o presidente da Fundação Biótica, Jorge Pedrinho Pfitscher.

Secretária de Estado de Educação premia medalhistas da OBMEP



19/08/2011 | Emilia Sbrocco Dorsa



Hoje (22), os estudantes de Mato Grosso do Sul medalhistas na 6º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2010) participarão de uma cerimônia para a entrega da premiação no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, a partir das 14 horas. Os melhores alunos recebem medalhas, bolsas de iniciação científica Jr., certificados de menção honrosa, computadores e troféus.

Na ocasião, a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa entregará bicicletas aos medalhistas da Rede Estadual, valorizando ainda mais a dedicação e o esforço de 13 alunos premiados com medalhas de prata e bronze.

Ano passado, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 90% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo. A OBMEP acontece em duas fases: na primeira etapa participam todos os alunos inscritos e, na segunda 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na primeira fase, conforme o regulamento. Em 2011, a provas finais acontecem dia 5 de novembro. Os vencedores serão conhecidos em fevereiro do ano que vem.

O objetivo da OBMEP é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Iniciada em 2005, ela vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. A OBMEP é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Confira os alunos da Rede Estadual premiados na OBMEP 2010:

Medalhistas de prata

- Halisson Felipe Ribeiro Tagara, EE Etalívio Pereira Martins, Rio Brilhante;

- Tierry Wehren Bairros, EE João Brembatti Calvoso, Ponta Porã;

- Matheus Douglas de Matos Marcondes, EE Rui Barbosa, Campo Grande;

- Estevao Vinicius Candia, EE Joaquim Murtinho, Campo Grande;

- Raphael Rocha da Silva, EE Rui Barbosa, Campo Grande.

Medalhistas de bronze

- Bianca Tagara dos Santos, EE Fernando Corrêa da Costa, Rio Brilhante;

- Francielli Almeida da Silva Benites, EE Dom Aquino Corrêa, Amambai;

- Mickael Eduardo Curtolo Carneiro, EE Adventor Divino de Almeida, Campo Grande;

- Rubens Antonio Marcon, EE Reynaldo Massi, Ivinhema;

- Allan Hellmann, EE Presidente Vargas, Dourados;

- Andressa de Souza Santos, EE Joaquim Murtinho, Campo Grande;

- Matheus dos Santos Xavier, EE Dom Aquino Corrêa, Três lagoas;

- Chrystian Vieira de Oliveira, EE Antônia da Silveira Capilé, Dourados.



SED realiza em setembro o MS em Letras – II Encontro Regional do Livro e Leitura



19/08/2011 | Emilia Sbrocco Dorsa



A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) realiza, de 22 a 24 de setembro, em Bonito, a 2ª edição MS em Letras – Encontro Regional do Livro e Leitura. A abertura contará com a presença da secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, e dos secretários de Educação de diversos Estados do país.

O evento marca o lançamento oficial do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), documento que estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a implantar seu Plano. O PELL, desenvolvido pela SED em parceria com a Fundação de Cultura, conta com o aval do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura que, antes da concretização do Plano Estadual, lançaram o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), a fim de mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.

No ano passado, como parte do Plano e com o objetivo de investir na formação dos agentes de leitura – prefeitos, secretários de Educação e de Cultura, professores, diretores, coordenadores, técnicos das Secretarias e funcionários de bibliotecas – a SED realizou a primeira edição do MS em Letras e reuniu 1.300 pessoas no Centro de Convenções de Bonito.

Os diretores das escolas estaduais devem preencher o cadastro para o recebimento da Bolsa Auxílio clicando AQUI ou no link http://intra.sed.ms.gov.br/bolsaauxilio/

18 de ago. de 2011

Estudantes indígenas vão pedir a ministro criação de Projovem em aldeias


Dourados News
Jovens indígenas querem apoio de um programa nacional que incentive o ingresso no mercado de trabalho. Foto: Amambai Notícias.

Representantes das comunidades indígenas de Mato Grosso Sul devem aproveitar a vinda do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que nesta sexta-feira (19/08) faz uma visita a Campo Grande, para pedir a implementação de um Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que beneficie, especificamente, os estudantes indígenas do Estado.

A agenda com o ministro não havia sido confirmada até o final da tarde de ontem (17), mas o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas de Campo Grande (CMDDI), Élcio da Silva Júlio, disse que a proposta é apresentar ao Governo Federal um panorama das perspectivas e da situação dos estudantes indígenas no Mato Grosso do Sul, além das dificuldades que eles enfrentam para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

"Não existe nada que garanta a inclusão desses jovens no mercado", ressalta Élcio, que aponta ainda a dificuldade encontrada, principalmente, por acadêmicos indígenas do MS. "Queremos a criação de um programa que trate os estudantes indígenas de forma específica e aumente as chances de inclusão no mercado de trabalho", diz o presidente do CMDDI.

(Informações: Campo Grande News)

Autoridades discutem irregularidades no ProJovem em Dourados


Maryuska Pavão

Após as denúncias de irregularidades e até empresas abertas com os nomes dos ex-alunos do ProJovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens, de forma irregular, está acontecendo na manhã desta quarta-feira, na sede do Pró-Social uma reunião envolvendo membros do conselho da juventude, autoridades, secretários da educação e assistência social, bem como representantes do Ministério Público Federal.

Segundo informações apuradas por nossa redação, a reunião tem como objetivo resolver essas questões de desvios de verbas, ocorridos em 2010, e também o esclarecimento das empresas abertas com o nome de ex-alunos sem o consentimento dos mesmos.

O CASO

Começou a ser investigado no mês de julho deste ano pelo Ministério Público Federal, as instalações e verbas repassadas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem em Dourados durante o ano de 2010.

Foram descobertas diversas irregularidades no contrato firmado em 2010 e na execução do programa, com previsão de atender dois mil alunos.

Auditoria da Controladoria Geral da União revelou a ilegalidade da contratação da ONG pela prefeitura de Dourados, com utilização indevida de chamada pública, contratação com dispensa de licitação e direcionamento do processo para favorecer a Fundação Biótica.

O Conselho Municipal de Assistência Social de Dourados também relatou diversas irregularidades na execução do programa. Mais de quinhentos alunos não apresentaram os documentos comprobatórios na inscrição, assinaturas em lista de presença não conferem com as originais e a documentação encaminhada pela ONG estava ilegível.

O Ministério Público Federal ainda investiga denúncia de que os serviços contratados não foram prestados, mas vem sendo pagos à Fundação Biótica. A ONG foi responsável pela implementação do ProJovem em três outros municípios de Mato Grosso do Sul: Três Lagoas, Paranaíba e Maracaju.

I Semana do Cérebro de Dourados começa dia 22

Nos dias 22 e 23 de agosto, acadêmicos do curso de Medicina-UFGD estarão no Teatro Municipal expondo maquetes de Neurologia para alunos de escolas públicas e particulares da cidade de Dourados/MS. A atividade compõe a I Semana do Cérebro de Dourados. A visita de cada uma das quase 40 instituições de ensino convidadas terá duração de uma hora. Serão duas manhãs e duas tardes em atividades com aproximadamente mil alunos de ensino médio e fundamental.

O evento, coordenado pela professora Elisabete Castelon Konkiewitz, Doutora em Neurologia e Especialista em Psiquiatria, pretende trazer os alunos para dentro da universidade desenvolvendo atividades focadas na promoção da curiosidade científica, oferecendo os primeiros contatos de alunos e visitantes com fundamentos básicos de Neurociências, desvendando as fronteiras de na mente, suas diversas funções e seus intrigantes mecanismos de funcionamento.

As maquetes de Neuroanatomia e Neurofisiologia foram desenvolvidas pelos acadêmicos do segundo ano de Medicina. São modelos interativos tridimensionais de circuitos elétricos que expressam diversas funções cerebrais. Esse aspecto interativo dos modelos é ferramenta singular para atrair a atenção dos alunos sobre o estudo apresentado.

“A ligação academia-escola é interessantíssima. Atuando lá podemos despertar a sede por conhecimento no indivíduo e este pode responder ao estímulo de modo excepcional. Quanto mais se estimula a criança e o jovem ao conhecimento, maior é o crescimento intelectual naquela sociedade”, disse Willian Kus, do 4º ano do curso.

Estudante da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul vai representar o Estado no Parlamento Jovem Brasileiro
17/08/2011 | Emilia Sbrocco Dorsa


A estudante de 17 anos Vanessa Kazuko Grauth, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, do Conjunto Coophatrabalho, Campo Grande, está entre os 77 estudantes que foram selecionados para participar da oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O Projeto de Lei apresentado por ela propõe a alteração dos artigos 26, 35 e 36 da LDB - Lei n. 9394/96, para tornar obrigatório o ensino de Noções de Organização do Estado, Direito do Consumidor e Direito Ambiental nas escolas.

De 26 a 30 de setembro, ela terá a oportunidade de experimentar o dia a dia dos deputados federais e a vivência do processo democrático, em Brasília. “Acredito que voltarei com uma bagagem muito grande de conhecimento”, diz Vanessa. Durante os cinco dias da legislatura, o trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Em visita à Secretaria de Estado de Educação (SED), Vanessa foi recebida pela secretária de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, que desejou sucesso e boa viagem à estudante. O diretor da EE Amélio de Carvalho Baís, Paulo Antonio Castaldeli, conta que “na volta da viagem, Vanessa apresentará as atividades e os temas trabalhados em Brasília para os outros alunos. Eles se sentem valorizados por ter uma colega representando o Estado”.

Desde 2009, a escola que atende cerca de 200 estudantes no Programa Ensino Médio Inovador tem representantes no Parlamento Jovem. Os alunos são estimulados a participar e contam com apoio dos professores. Eles passam nove horas por dia na escola e, no contraturno das aulas, os estudantes do 1º e 2º anos contam com oficinas de cartografia, física e química experimental, atletismo, judô, xadrez e teatro. Já os alunos do 3º ano frequentam as aulas do Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).

Parlamento Jovem Brasileiro

Os projetos de lei apresentados pelos estudantes participantes seguem cinco temas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Podem participar jovens entre 16 e 22 anos que estejam frequentando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em escola pública ou particular.

As proposições são selecionadas pelas escolas seguem para as Secretariais Estaduais de Educação, que escolhem o representante de cada unidade da federação. Este ano, a SED recebeu 20 trabalhos e encaminhou 5 para o Consed, responsável pelo encaminhamento dos projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão, formada por servidores da área legislativa da Casa, seleciona os vencedores. O número de parlamentares jovens por estado e pelo Distrito Federal é proporcional à bancada de cada unidade da federação na Câmara dos Deputados.



12 de ago. de 2011

Professores da Educação Básica podem se inscrever em ciclo de palestras da NEFOPE/UFGD

Professores da Educação Básica de Dourados e região estão convidados para participar de um evento de formação na Universidade Federal da Grande Dourados. É o III Ciclo de Debates Universidade e Educação Básica, que vai acontecer neste segundo semestre de 2011.

O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos e Formação Continuada de Profissionais da Educação, que faz parte da Faculdade de Educação (NEFOPE/FAED/UFGD). A coordenação é do professor Mário Sergio Vaz da Silva.

As inscrições estão abertas, e devem ser feitas via internet solicitando a ficha de inscrição para mariovaz@ufgd.edu.br . O evento é gratuito e as inscrições vão até 10 de setembro de 2011.

Para mais informações, acesse o site do NEFOPE ou ligue para (67) 3410-2112/ 9607-1410.

Leia mais...

3 de ago. de 2011





ORIENTAÇÕES PARA ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – FUNDEB

PALESTRANTE: AMARILDO DO PRADO – SECRETÁRIO JURÍDICO / FETEMS

DATA: 18 DE AGOSTO DE 2011

HORA: 13H 30 MIN

LOCAL: AUDITÓRIO DA ESCOLA MACE-DOURADOS – Entrada pela Rua João Rosa Goes, 1760, Vila Progresso ( próximo UFGD Unidade I, antigo CEUD)

VAGAS LIMITADAS: 100 pessoas

INSCRIÇÃO GRATUITA: (67) 3411-7651 8468-8035

Email: comeddourados@hotmail.com

Declaração de participação e material aos inscritos até 15/08/11